Inundação - Conceito, o que é, Significado

As chuvas são um bem essencial para a sociedade, uma vez que a seca afeta os terrenos agrícolas e obviamente os seres humanos. No entanto, em certas ocasiões, a chuva ocorre de forma excessiva. O excesso e a intensidade geram o transbordamento dos rios e assim ocorre a inundação. Esta situação faz com que as águas invadam locais específicos como ruas, casas, lojas e empresas. As inundações causam grandes danos e prejuízos à população.

Fenômeno natural

Neste tipo de situação também é comum que as autoridades ativem um protocolo de emergência. A inundação, também conhecida como enchente, produz o mesmo efeito devastador de um terremoto ou furacão, embora seja um fenômeno de outra índole. A inundação pode se de vários graus, dependendo do nível, o dano será maior ou menor.

Do ponto de vista da arquitetura, algumas casas também ficam em situação de risco quando há excesso de chuva, pelo fato de serem construídas muito perto dos rios ou do mar.

As áreas urbanas próximas aos rios são as primeiras a serem atingidas. Para a população em si, a inundação não é apenas uma ameaça à sua segurança, pois pode causar grandes perdas emocionais para os envolvidos, por exemplo, as fotografias de família e os próprios bens destruídos em consequência das águas.

Os peritos em meteorologia fazem previsões do tempo para cada área. E este conhecimento é muito importante, por exemplo, para anunciar com antecedência a temporada das chuvas. A inundação também pode ocorre por causas não naturais, como a ruptura de uma barragem.

Plano de evacuação

O ser humano vive com angústia e impotência diante este tipo de situação, pois se sente indefesa frente à força das águas que chega inclusive aos lugares mais inesperados. Algumas áreas, por sua geografia, são mais vulneráveis diante da possibilidade de sofrer fenômenos deste tipo. Diante de inundações graves é preciso haver um plano de evacuação por parte da proteção civil. Do ponto de vista da segurança da habitação, deve-se salientar que a maioria das seguradoras não cobre os danos causados pelas inundações.

A inundação também pode ser consequência de um furacão por causa do excesso de ondas no mar.

Imagem: Fotolia. aleutie

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: