Conceito » Tecnologia » Emojis

Emojis - Conceito, o que é, Significado

Expressar emoções sempre foi uma necessidade constante da Internet desde o início das redes. Naquela época havia apenas o texto plano e os gráficos nos computadores era algo parecido com a ficção científica, assim inventaram os smileys, alguns símbolos feitos a partir do teclado que expressavam carinhas risonhas, tristes, sérias ou de gargalhadas.

Estes smileys, ainda em pleno vigor (eu mesmo utilizo em qualquer tipo de comunicação, seja através de e-mails ou das redes sociais), acabam sendo superados pelos emojis, uma extensão dos smileys, mas que podem tirar o melhor dos ambientes gráficos, incluindo as animações.

O emoji é uma imagem icônica que pode incluir ou não animações e pela qual busca expressar um sentimento de forma resumida

A origem deste vocábulo se encontra no Japão, no final dos anos 90 no século passado, mas que para o resto do mundo chegou ao início deste século e se popularizou realmente há alguns anos.

A mesma escritura japonesa ideográfica facilitou a adoção destes símbolos, assim como parte do Oriente e mais tarde o Ocidente.

O fator que permitiu a popularização dos emojis se encontra na explosão dos sistemas e serviços de mensagens instantâneas sobre protocolo IP e, especialmente, naqueles utilizados nos smartphones e também pelas redes sociais.

Os telefones celulares são os que mais veem necessidade para expressar uma emoção ou sentimento (finalidade pela qual são projetados pelos emojis) com um simples toque de dedo, assim pode-se escrever apenas com uma mão e não tornar seu uso difícil e cansativo.

As redes sociais nos exigem, muitas vezes, a mesma prudência para poder responder sem perder muito tempo

Em ambos os casos, a variedade disponível de smileys pode ser bem pequena, enquanto que as de emojis são infinitas.

Cada programa nos permite adicionar um conjunto de emojis conforme nossas necessidades ou preferências.

Em alguns casos, estes emojis são apresentados de forma gratuita ou paga, de acordo com a estratégia de conteúdos da plataforma. Em geral, é mais fácil determinado serviço ou produto contar com uma série de emojis gratuitos do que com outros pagos que apenas para servem para complementar o primeiro serviço.

Imagem: Fotolia. lazyllama

Relacionados:

  1. Microprocessador
  2. Netiqueta
  3. ARPANET
  4. Correio Eletrônico
  5. MS-DOS
  6. SSL, TLS e SSH
  7. Monitor (Tecnologia)
  8. Dark Web
  9. Troll
  10. Foto notícia