Conceito » Educação » Imperícia

Imperícia - Conceito, o que é, Significado

A imperícia é o oposto da perícia, ou seja, a habilidade ou destreza para realizar uma ação. Dizem que uma pessoa tem imperícia em relação a uma atividade quando é especialmente incompetente em sua execução, quando não tem experiência suficiente ou então naqueles casos em que não se presta a atenção satisfatória.

Em português, existem muitos sinônimos, como inabilidade, incompetência ou incapacidade.

Demóstenes e sua imperícia inicial como orador

Demóstenes viveu em Atenas no século IV a. C. Desde jovem sonhava em ser um grande orador. No entanto, tinha dois problemas que pareciam insuperáveis: não podia pagar um professor para ensinar-lhe a arte da oratória e, por outro lado, era gago e tinha um tom de voz muito agudo.

Quando pronunciou seu primeiro discurso, o público riu dele, pois sua incapacidade de falar o deixava nervoso e lhe fazia gaguejar ainda mais do que o habitual. Sua evidente imperícia com o uso da linguagem não lhe fez abandonar seu projeto. A partir desse momento começou a treinar fortemente para aprender a falar em público.

Para que ninguém o visse falando em voz alta se isolou durante meses. Colocava pedras pequenas na boca e tentava várias vezes articular as palavras de maneira correta e com o tom de voz adequado. Outra de suas técnicas consistia em colocar uma faca em sua boca e tentar falar ao mesmo tempo. Com grande persistência e um longo treinamento, Demóstenes superou suas limitações e chegou a tornar-se um dos maiores oradores da assembleia ateniense. Através dos seus discursos procurou fazer com que os atenienses se opusessem à ambição expansionista de Filipe da Macedônia, o pai de Alexandre Magno.

No campo jurídico

Quando uma pessoa comete uma imprudência como consequência de sua imperícia, sua falta de habilidade, não pode ser considerada uma excludente em um tribunal.

Em termos legais, fala-se de imprudência ou negligência. O comportamento imprudente é entendido como aquele que é realizado sem uma precaução adequada. A negligência é toda ação realizada de maneira irregular e contrária a uma norma estabelecida (por exemplo, quando um motorista não respeita o sinal vermelho ou quando um médico não cumpre o protocolo estabelecido para curar um paciente).

Na esfera do direito penal, o conceito imperícia está relacionado à ideia de culpa. Em outras palavras, dentro de uma atuação significa normalmente uma culpa.

Em um latinismo clássico do direito romano, afirma-se que a imperícia carrega a culpa (imperitia culpae adnumeratur). Isto significa que uma falta por imperícia é punida em proporção ao dano ou ao prejuízo causado.

Imagem: Fotolia. sitcokedoi

Relacionados:

  1. Oratória
  2. Exortar
  3. Apóstrofe
  4. Ênfase
  5. Destreza
  6. Medo de Palco
  7. Educação Especial
  8. Jovem
  9. Habilidade de Pensamento
  10. Noção