Conceito » Tecnologia » ARPANET

ARPANET - Conceito, o que é, Significado

A ARPANET é o precedente direto da Internet, uma rede que entrou em funcionamento em outubro de 1969 após vários anos de planejamento. Apesar de os mais jovens pensarem que a Internet sempre existiu, o que para os idosos é algo muito recente, o termo correto é - como em tantas outras coisas - o meio, e a ARPANET representa um passo dessa trajetória, com uma curta história.

Origem militar

Sua propulsora foi a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), uma agência do governo dos Estados Unidos, dependente do Departamento de Defesa desse país e que existe até hoje.

Em sua origem, conectava centros de pesquisa e escolas acadêmicas para facilitar a troca de informação entre ambas a fim de promover a investigação. Por ser um empreendimento do Departamento de Defesa, entende-se que a pesquisa militar também fez parte dessa troca de informações.

Também se explica, sem clareza de fundamento, que o projeto da ARPANET foi realizado pensando em suportar um possível ataque nuclear da URSS, a partir daí, muito provavelmente, a rede das redes mostrou a imensa resistência que tem diante dos grandes desastres e ataques.

Foi a primeira rede a utilizar um protocolo de comunicação por pacotes, sem a necessidade de computadores centrais, sendo como a Internet atual, totalmente descentralizada.

No caminho para a criação da Internet

Em 1983, a separação da rede militar norte-americana (MILNET) da ARPANET foi materializada, esta que estava crescendo no setor civil e já apresentava riscos para a segurança cibernética dos Estados Unidos, embora não como agora, é claro.

A NSF (National Science Foundation) absorveu pouco depois a ARPANET, que acabou desaparecendo em 1989, submetida pela nova e irradiante Internet.

Precursora de alguns marcos técnicos

A marca histórica da ARPANET sobre a Internet atual pode ser vista de várias maneiras. A mais evidente é o uso do TCP / IP como protocolo de comunicação padrão utilizado na rede das redes e lançado em 1972 pela ARPANET.

Outros serviços da Internet que hoje são menos evidentes, como uma web (que não é mais do que outro serviço) que chegou a monopolizar tudo e também se remonta a essa época, além do e-mail, inventado por Ray Tomlinson em 1972, que até hoje continua sendo usado para nossa comunicação, embora com interfaces muito diferentes das originais.

Outro serviço que também se originou na ARPANET foi o FTP (File Transfer Protocol), que permitia e até hoje permite o armazenamento e download de arquivos.

Imagem Fotolia: Bolbik

Relacionados:

  1. Rede Social
  2. Investigação
  3. Pesquisa
  4. Serviço Militar Obrigatório
  5. Projeto de Pesquisa
  6. Internet
  7. Pesquisa de Campo
  8. Departamento
  9. Causa Animal
  10. Correio Eletrônico