Conceito de Propósito

Lilén Gomez | Dezembro 2022
Professora de Filosofia

O termo propósito (em referência ao latim propositum, que descreve o que se diz ao propor algo) significa um determinado assunto que se pretende realizar, ou um objetivo que se busca alcançar. No discurso comum, a frase "de propósito" também pode significar algo que é feito intencionalmente (por exemplo: "Ele derramou o copo de propósito") ou, para indicar a relação entre um tópico e o que será dito na continuação (por exemplo: "A propósito, a inflação aumentou vertiginosamente").

Os propósitos no âmbito da concepção de um projeto

Um projeto consiste em um conjunto de meios e procedimentos organizados para se atingir um determinado objetivo. Existem vários tipos de projetos, desde os mais gerais, como a ideia de um projeto de vida (relacionado com os interesses sociais e espirituais do ser humano), até os mais concretos, como os projetos de desenvolvimento social ou econômico, onde se propõem uma ação organizada para alcançar uma determinada mudança nas condições de vida da população, ou projetos de pesquisa científica ou acadêmica que buscam investigar uma determinada área de estudo. A característica de um projeto é que ele implica uma projeção futura de uma série de ações voltadas para um objetivo específico.

Na elaboração de um projeto, é necessário levar em consideração sua adequação às características institucionais ou do ambiente em que está inscrito, um planejamento do tempo necessário para realizá-lo, os recursos para sua aplicação e, fundamentalmente, considerar cada uma das partes que o compõem. Todo projeto consiste em: uma justificativa, que explica por que você deseja fazer o que o projeto propõe; um referencial teórico, pelo qual a proposta é conceitualmente justificada; objetivos, que expressam especificamente o que se busca alcançar; uma metodologia, que indica como o que se busca será alcançado; e, finalmente, os propósitos, que indicam o porquê do projeto. Qualquer projeto deve considerar as seguintes questões: o que vai ser feito, para que vai ser feito, porque vai ser feito, como vai ser feito (com que meios e recursos, quem vai fazer, de que forma), onde e quando será feito.

Vale a pena destacar a diferença entre um objetivo e um propósito. Enquanto os propósitos referem-se ao porquê, ou seja, à motivação que se persegue através das ações consignadas, os objetivos referem-se aos pontos de chegada que se pretendem atingir no tempo e da forma indicada. Por exemplo, em um programa de ensino: para que os alunos exercitem sua compreensão leitora (propósito), o objetivo será que os alunos aprendam a realizar análises sintáticas e semânticas de textos literários.

Propósitos vitais no contexto da filosofia

Dentro de diferentes correntes teóricas no campo filosófico, foi levantada a questão sobre os propósitos da vida humana ou, em outros termos, qual é o sentido da vida do homem, para que vivemos. Desde a Antiguidade, já propuseram várias respostas a esta questão.

O filósofo grego Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) apontou que o propósito da vida humana é a felicidade, mas a felicidade não pode ser separada da boa vida da comunidade como um todo. São Tomás, seguindo Aristóteles, também sustentava que o proposito final do ser humano é a felicidade, más, a seu ver, esta consiste na beatitude divina.

Na Modernidade, Immanuel Kant (1724 - 1804) concebeu a felicidade, não como um propósito da vida humana em si mesma, mas como a recompensa obtida pela prática de boas ações em conformidade com a lei moral.

Por sua vez, a corrente existencialista, desenvolvida no contexto do pós-guerra — seguindo autores como Jean Paul Sartre (1905 – 1980) — sugere que o sentido da vida humana está na autoconstrução de seu próprio projeto vital.

Artigo de: Lilén Gomez. Professora de Filosofia, com desempenho em ensino e pesquisa em áreas da Filosofia Contemporânea.

Referencia autoral (APA): Gomez, L.. (Dezembro 2022). Conceito de Propósito. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/proposito/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre