Conceito » Filosofia » Propósito

Propósito - Conceito, o que é, Significado

O termo propósito apresenta dois significados: a intenção de realizar algo e a de atingir o objetivo final ou a aspiração desejada.

Por outro lado, no mundo católico se fala sobre o propósito de emenda. Por último, uma das locuções mais empregados na linguagem cotidiana é, precisamente, a propósito.

Precisamos de motivações que nos impulsionem à ação

Na linguagem cotidiana costuma-se dizer: "este ano tenho o propósito de melhorar meu nível de inglês." Este exemplo, nos faz lembrar que muitas pessoas têm o hábito de determinar uma série de objetivos no começo do ano. Entre os mais habituais estão: estudar determinado assunto ou matéria, praticar esportes ou desfrutar de mais tempo de lazer. Alguns destes propósitos são completados e outros terminam no esquecimento.

Objetivos que desejamos cumprir

O propósito do treinamento desportivo é melhorar sua marca ou vencer uma competição. O propósito de estudar uma carreira é adquirir um cargo de trabalho satisfatório. Em certas ocasiões, falamos do propósito num sentido geral e dizemos que nosso propósito é alcançar a felicidade ou conquistar a vitória. Se não tivéssemos objetivos, experimentaríamos certo vazio interior.

O propósito de emenda na tradição católica

A partir da posição católica há uma ideia fundamental: todos somos pecadores. Nossos pecados serão perdoados por Deus e para isto é necessário que reconhecermos estes pecados de maneira sincera e humildade. Este reconhecimento é conhecido como propósito de emenda. Tal propósito não implica simplesmente em assumirmos um erro cometido, mas sim a estarmos dispostos em não voltar a cometê-lo. Deste modo, sem um verdadeiro propósito de emenda, o arrependimento inicial fica nas boas intenções vazias de conteúdo.

Além do contexto católico, a linguagem cotidiana também utiliza a ideia de propósito de emenda para dar a entender a vontade de retificar uma má conduta.

As locuções a propósito ou de propósito apresentam vários significados

Fazer algo de propósito quer dizer que agimos com certa intenção e, portanto, nossa ação não é por acaso nem improvisada.

Quando digo “fiz de propósito” estou afirmando que era plenamente consciente do que estava fazendo. Por outro lado, a propósito também significa em relação à ou por causa. Assim, pode-se dizer “a propósito do partido acredito que vamos vencer a eleição” ou então “a propósito, quanto custa este livro?”.

Imagem: Fotolia. YakobchukOlena

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: