Primavera - Conceito, o que é, Significado

Nos locais do planeta que possuem um clima temperado, a natureza como um todo vai se transformando. Entre 21 de março e 21 de junho há um fenômeno único, a primavera. Como diz a própria palavra, é a primeira aparição do verde no crescimento das plantas (o primeiro verdor) e surge de maneira cíclica após o inverno.

A estação da primavera tem diversas consequências. À medida que aumentam as horas de luz os seres vivos são estimulados e, consequentemente, ativa-se o instinto de reprodução. Esta circunstância tem consequências fisiológicas no ser humano. Na verdade, o estado de humor se altera positivamente, mas a pessoa pode sofrer com alguma alergia devido ao efeito do pólen. Outras alterações comuns é a astenia primaveral, um estado de cansaço físico que provoca falta de energia.

O significado da primavera vai além de seus aspectos naturais (meteorológicos ou fisiológicos), pois se trata de um conceito de grande simbolismo

Na verdade, a fase da juventude se equipara com a primavera. Podemos dizer que uma pessoa tem 15 primaveras, o que significa que sua idade de vida está relacionada a esta estação do ano.

A linguagem popular incorpora uma grande variedade de frases, provérbios ou ditos populares que mencionam a palavra primavera. Na maioria das vezes, é sinônimo de otimismo, vitalidade, energia ou plenitude.

Do ponto de vista artístico, a literatura e especialmente a poesia se dedicaram à primavera. Em muitas ocasiões, apresenta-se como uma metáfora da vida. Assim, os elementos da primavera representam um símbolo do humano. Quando se afirma que após a escuridão e a tristeza do inverno chega o renascer primaveral, costuma-se dizer de maneira poética que nosso espírito é similar aos processos naturais.

Em um soneto o poeta Antonio Machado fala do milagre da primavera através de um velho olmo (ou ulmeiro)

Escreveu este poema quando sua amada Leonor estava lutando por sua vida, padecida de tuberculose. Machado tem a esperança que sua jovem esposa se recupere e anseia por sua cura, assim, expressou-se com uma ideia sugestiva: o milagre da primavera.

A linguagem publicitária também recorre a esta estação do ano e a seus elementos característicos como símbolo de ideias e valores atrativos que podem influenciar o consumidor. Assim, é muito comum que os anúncios sejam enquadrados em ambientes primaverais, com muita luz e um colorido intenso.

Imagem: Fotolia. ksena32

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: