Juventude - Conceito, o que é, Significado

O termo juventude se refere ao momento da vida humana que se estende desde o começo da puberdade até aproximadamente os trinta anos. Embora não seja possível explicar uma cifra exata em anos, o certo é que o tempo em que uma pessoa se considera jovem tem sido estendida com o passar dos anos devido ao crescimento da expectativa de vida e da possibilidade de alcançar melhores condições de existência como produto do avanço econômico e da medicina. Na verdade, no passado uma pessoa começava sua vida adulta em uma idade muito menor que a atual.

É na juventude que costumam ser tomadas as decisões mais importantes no que se diz respeito ao caminho de vida a seguir. É por isso que os educadores possuem geralmente um papel decisivo, especialmente no seu inicio. Além disso, é necessário que no começo da juventude exista alguns limites em relação ao seu ambiente social, limites que somados a incerteza natural das mudanças de vida a nível biológico e psíquico podem derivar em problemas. Uma vez que este processo culmina, o jovem geralmente apresenta muito mais elementos e recursos para enfrentar.

A juventude está associada geralmente a um período de desencanto com as gerações anteriores, que são vistas como fontes de conformismo e defensoras da antiguidade. É por isso que se costuma associar juventude à rebeldia e movimentos detratores do passado. Este tipo de atitude pode acarretar, em algumas ocasiões, em importantes reformas políticas, sobretudo quando a organização política enfrenta um período de crise.

A juventude também tem sido motivo de grandes obras da literatura universal. Embora toda obra artística seja reflexo desta, poucas vezes a literatura tem explicado detalhadamente as vicissitudes que um jovem atravessa. Na verdade, a sensibilidade neste sentido é fundamental, não apenas por explicar suas próprias experiências, mas também por explicar as outras.

Como forma de proteger a juventude, os estados devem garantir a criação de planos e programas que facilitem seu desenvolvimento. De fato, à medida que é um momento crítico e que apresenta implicâncias tanto individuais como sociais, estas políticas contemplam a existência de paliativos para os problemas da juventude e que são extremamente necessários.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: