Crescentia Cujete - Conceito, o que é, Significado

Esta árvore ornamental da família biognoniaceae é popularmente conhecida como cabaceira. Seu nome científico é dedicado a um naturalista italiano do século XIII e o epíteto cujete provém de sua denominação popular no Brasil. Possui outras denominações populares dependendo do território, como palo de huacal, totumo, guiro, gua ou jícaro.

Principais características

É originária do México e da América Central. Tem uma altura que oscila entre 4 e 6 metros, seus galhos são tortuosos e possui uma copa aberta. Seu fruto tem um aspecto similar à abóbora e uma forma esférica. O florescimento de suas folhas perenes ocorre durante a primavera e o período de semeadura recomendado é também a primavera.

O período de coleta das sementes ocorre em outubro (o método mais comum de semeadura é chamado de almácigo al voleo). Antes do plantio é recomendável realizar um processo de rastreamento durante o período de chuvas e um tratamento no solo ou deservagem.

O jícaro é um fruto da árvore da qual são fabricadas vasilhas chamadas jícaras

As jícaras são recipientes artesanais fabricados da casca do jícaro. Estas vasilhas já eram usadas por alguns povos mexicanos, como os astecas e os maias.

Em algumas regiões mexicanas, especialmente no estado de Tabasco, as jícaras ainda são usadas para tomar chocolate ou pozol, uma bebida tradicional da cultura náhutl. Por outro lado, estas peças são altamente valorizadas pelos turistas, uma vez que são feitas à mão e cada uma delas leva um elemento decorativo da cultura popular.

Com a casca do jícaro também são feitas outras peças: artesanato popular, instrumentos musicais e utensílios de cozinha tradicional.

Suas propriedades medicinais e outros usos

As árvores foram e são uma fonte inesgotável de remédios de cura. A Crescentia Cujete apresenta uma ampla gama de funções curativas:

1) os problemas de pele são curados com suco do jícaro,

2) a anemia e a deficiência nutricional são tratadas com as sementes do fruto,

3) as sementes também são consumidas para frear as hemorragias, aliviar a dor de ouvido e melhorar a qualidade do leite materno,

4) O extrato de Crescentia Cujete é empregado para combater o asma e como substância antibiótica,

5) A da tosse e a irritação da garganta é aliviada com xarope de jícaro.

Alguns vernizes são obtidos do óleo de jícaro que é extraído das sementes. Em alguns territórios da América Central são preparados biscoitos nutritivos através de suas sementes, assim como leite vegetal e orchata. Com o fruto também são preparados doces para as crianças.

Imagens Fotolia. Angyee, Andtam1

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: