Conceito » Ecología » Perene

Perene - Conceito, o que é, Significado

O adjetivo perene indica que algo vai durar ao longo do tempo. Quando nos referimos à neve que se encontra no topo das montanhas, por exemplo, significa que estamos falando sobre as neves perenes. Podemos empregar este termo também para mencionar uma amizade ou um amor eterno e durador. De qualquer forma, este adjetivo expressa uma realidade que não se deteriora ou termina com o passar do tempo.

Etimologia e relação do termo com a mitologia romana e a cultura celta

Este termo provém do latim perennis e é formado pelo prefixo per e pela raiz annus, que quer dizer ano. Portanto, atendendo a sua origem, perene é tudo que tudo para sempre.

Entre os romanos do mundo antigo se idolatrava uma divindade conhecida como Anna Perenna. Esta deusa era homenageada durante o Ides de março, que correspondia aos primeiros quinze dias de março no calendário romano. Durante este período eram realizadas festas e sacrifícios em sua honra a fim de que o ano fosse satisfatório e próspero.

Na cultura celta se fabricava um enfeite em forma de nó que simbolizava a ideia de amor eterno e a incapacidade de quebrar a união entre os apaixonados. Este enfeite era conhecido como um nó perene.

Na área da botânica

Embora este adjetivo possa ser empregado como sinônimo de eterno, duradouro e imperecível, trata-se de um cultismo que não faz parte da linguagem cotidiana. No entanto, é muito comum no mundo da botânica. Neste sentido, as folhas das árvores podem ser perenes ou caducas.

As árvores de folha perene ou perennifolios mantêm suas folhas durante todo o ano, independentemente das mudanças climáticas. Desta maneira, em qualquer época do ano, a árvore não fica sem folhas porque enquanto algumas caem outras crescem

No que diz respeito à classificação destas árvores, elas podem ser de folha larga ou em forma de escamas

Entre os exemplos mais conhecidos podemos destacar o limoeiro, o pinheiro, a azinheira, o madronheiro, a laranjeira azeda, o eucalipto vermelho ou a acácia de folhas verdes.

As árvores que não conservam suas folhas durante todo o ano são de folha caduca ou caducifólia. Estas árvores possuem várias fases: na primavera começam a florescer e suas folhas crescem, no verão ficam cheias de folhas, no outono elas caem e no inverno caem definitivamente. Algumas árvores de folha caduca são o choupo, a amendoeira, o chorão, a ginjeira e a castanheira.

A diferença entre algumas árvores depende da sua adaptação ao meio ambiente e às suas condições climáticas.

Imagem: Fotolia. olgitta009

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: