Conceito » Educação » Oração Bimembre

Oração Bimembre - Conceito, o que é, Significado

Uma oração é formada por uma palavra ou um conjunto de palavras com sentido completo. Já as orações que podem ser separadas em duas partes ou membros são as bimembres.

O termo bimembre é formado pelo prefixo bi, que significa dois, e membre que quer dizer membro. Assim, um membro da oração é o sujeito e o outro é o predicado.

O sujeito e o predicado

O sujeito é aquele que nomeia um objeto, pessoa ou animal que realiza algum tipo de ação. O núcleo do sujeito é sempre um substantivo. O predicado é aquele que fala sobre o sujeito e seu núcleo é sempre um verbo. Na oração "O avô precisa de carinho", o sujeito está formado por "o avô" e o predicado por "precisa de carinho". Esta frase pode ser separada em dois membros, portanto se trata de uma oração bimembre.

O sujeito e o predicado precisam concordar em gênero e número. Na oração "os relatos apresentam mistérios", a parte do sujeito e a parte do predicado coincidem em gênero e número.

Quando não é possível separar o sujeito e o predicado significa que não estamos diante de uma oração bimembre, mas sim de uma oração unimembre.

Quando se diz "Contos da rua", não estamos diante de uma oração bimembre, pois nela não há verbo.

No entanto, nas orações com verbos climatológicos existe um verbo, mas mesmo assim são unimembres (por exemplo, "Chovia intensamente" ou "Nevava copiosamente").

Outras formas de classificar as orações

A distinção entre bimembre e unimembre é uma forma de classificar as orações. Entretanto, existem outros tipos de classificação. Assim, há orações simples e orações compostas. Nas primeiras existe apenas uma forma verbal, já nas segundas há mais de uma forma verbal.

De acordo com a atitude de quem fala, podemos ter os seguintes tipos de orações: enunciativas (Já são cinco horas em ponto); exclamativas (Tenho medo); interrogativas (Diga-me por que fez isso); imperativas (Faça-o imediatamente), desiderativas (Tomara que venha o mais rápido possível) ou dubitativas (Não sei por que está tão preocupado).

Elas também podem ser divididas em transitivas (Os alunos leram os livros) ou intransitivas (Minha irmã correu ontem à noite), reflexivas (Manuel pintou seu rosto) ou recíprocas (As duas amigas se cumprimentaram).

Na frase "Sábado comeremos juntos", podemos observar que se trata uma oração simples, bimembre, enunciativa e intransitiva (intransitiva porque não tem complemento direto).

Imagem: Fotolia. SFIO

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: