Mercadologia Internacional - Conceito, o que é, Significado

A palavra mercadologia é empregada normalmente como sinônimo de marketing. Consiste em estabelecer estratégias para promover e vender um produto ou serviço em determinado mercado. Esta ideia pode ser estendida a outras realidades, como na área da política ou da responsabilidade social das empresas. Em outras palavras, a mercadologia é uma disciplina que procura compreender e identificar as necessidades dos indivíduos e da sociedade em geral.

A dimensão internacional da mercadologia

As pequenas empresas tradicionais que buscam novos clientes devem colocar em prática os mecanismos da mercadologia adaptados a sua realidade local. No entanto, uma empresa multinacional que opera em diferentes áreas do planeta deve levar em conta a diversidade de culturas e idiomas dos consumidores a quem se dirige. Neste sentido, a mercadologia internacional está diretamente relacionada com o comércio internacional.

Planos de mercadologia internacional

Para que um produto ou serviço possa promover-se de forma adequada com o exterior e com o mercado local é necessário realizar um plano de mercadologia com projeção internacional. Alguns dos aspectos mais importantes destes planos são os seguintes:

Investigar a realidade do mercado internacional

Deve-se destacar que os consumidores de um país distante podem estar interessados em um produto, mas isso não quer dizer que seja suficiente para poder implementar um plano, uma vez que é necessário conhecer todo tipo de aspecto, tais como os meios de transporte, o sistema de envios, as tarifas, as formas de pagamento, a distribuição da população por idade, os padrões de consumo, etc.

Os departamentos de marketing internacional das empresas executam várias funções:

1) abordam a forma de comercializar um produto em função no mercado alvo;

2) projetam determinado produto dependendo do consumidor que se dirige;

3) analisam um produto ou serviço para ter características globais e poder interessar-se por um número maior de consumidores; neste sentido, é importante escolher entre uma estratégia de padronização de um produto ou uma estratégia de adaptação a um mercado específico;

4) avaliam uma série de elementos do produto ou serviço que pretende internacionalizar, como marca, etiqueta, embalagem, segurança, garantias, qualidade, serviço, etc.

Os estudos universitários de mercadologia internacional

Os cursos acadêmicos desta disciplina incorporam conhecimentos bem amplos e os mais significativos são os seguintes:

1) estratégias de marketing;

2) processos de internacionalização;

3) formas de exportação;

4) comunicação internacional;

5) ferramentas de investigação;

6) canais de distribuição e gestão logística;

7) concorrência internacional.

Imagem: Fotolia. sabelskaya

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: