Caseiro (comida, remédio) - Conceito, o que é, Significado

A maioria dos produtos consumidos provém de algum processo industrial. Entretanto, em alguns casos, ainda são elaborados produtos fora da indústria comum, estes são conhecidos como produtos caseiros. Assim, a linguagem coloquial fala sobre comidas, remédios e invenções, enfim, todo tipo de atividade que pode ser realizado através de técnicas simples que na maioria das vezes são realizadas dentro do próprio lar.

Vantagens e desvantagens

Se tomarmos como referência a comida caseira, esta forma de cozinhar tem uma série de vantagens. Em primeiro lugar, os pratos cozinhados costumam ter mais qualidade que a comida preparada. Por outro lado, é uma maneira de saber o que se come. Normalmente é uma opção financeira que permite certa economia. Apesar das evidentes vantagens, há também uma série de inconvenientes: exige-se tempo para cozinhar e esta circunstância não tão simples é compatível com uma atividade de trabalho qualquer.

Os prós e os contras da comida caseira superam outras atividades. Neste sentido, algumas pessoas preferem fazer um chá para aliviar a dor de estômago em vez de tomar um comprimido, já outras optam por consertar algo que está quebrado ou com defeito em casa do que contratar um serviço especializado. Decidir por soluções caseiras depende de fatores como tempo, dinheiro e as habilidades pessoais de cada um.

A elaboração caseira no comércio tradicional

Alguns produtos destinados ao comércio são feitos com procedimentos caseiros e podem ser encontrados nos mercados locais ou estabelecimentos especializados com um estilo tradicional. Estes produtos estão destinados a um cliente exigente, que valoriza a qualidade e está disposto a pagar um preço mais elevado porque normalmente o produto caseiro ou artesanal tem um preço superior em comparação às grandes lojas.

As aparências enganam

Em muitos anúncios publicitários existem produtos com a etiqueta caseira. Com esta estratégia de mercadologia se indica ao consumidor que um produto é autêntico, artesanal e está feito com carinho e dedicação. Para reforçar a mensagem aparecem imagens com conotações de casa e um aspecto que não tem nada a ver com os processos industriais.

Os supostos produtos caseiros são, na maioria das vezes, um chamativo publicitário com a intenção de seduzir os compradores com algum toque sensível, por exemplo, a receita da vovó, os sabores da infância, o ambiente caseiro e outras ideias que transmitem uma sensação agradável.

Imagem: Fotolia. Africa Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: