Publicidade - Conceito, o que é, Significado

O termo publicidade se refere a uma determinada forma de comunicação que pretende conhecer as diversas características e benefícios dos produtos e serviços que circulam no mercado. No entanto, para chegar ao maior número de pessoas interessadas, a publicidade costuma ser realizada em áreas que possam ser vistas ou ouvidas por um número considerável de pessoas. É por isso que é comum a oferta de grandes quantias de dinheiro pela utilização de um espaço físico, virtual ou por um determinado período de tempo nas áreas que apenas se participa com a audição.

Basicamente, procura chamar a atenção das pessoas para focar na mensagem que pretende transmitir, onde busca despertar o interesse e demonstrar sua importância. Neste sentido, vale resaltar que somos bombardeados constantemente por inúmeras mensagens, e esta não é uma tarefa simples de realizar, circunstância de grande importância nos primeiros momentos em contato com a publicidade. Uma vez estabelecido o contato, o que se tenta é incentivar o desejo das pessoas a fim de que sintam vontade em adquirir um produto ou serviço.

A publicidade pode ser oferecida em diversos suportes. Um que é muito comum é a utilização de espaços públicos muito concorridos, assim, por exemplo, a parede de um edifício localizado em um cruzamento de ruas bem movimentadas pode significar uma excelente oportunidade para o estabelecimento de um cartaz, placa ou outdoor com uma mensagem publicitária. Outra área de grande potencial para o estabelecimento de um anúncio é a imprensa gráfica em todas suas variantes; jornais e revistas costumam oferecer espaços para os anunciantes oferecerem seus produtos e serviços em troca de um pagamento estipulado. Por outro lado, a televisão também oferece momentos para a mostra dos produtos e serviços; e finalmente, o rádio pode ser outro suporte para este tipo de atividade, utilizando períodos de tempo variáveis.

Com o desenvolvimento da internet, a publicidade encontrou outro canal importante para mostrar os potenciais consumidores. Assim, as páginas com um bom número de visitas podem destinar um espaço para esta atividade. Algumas plataformas de importância como a busca do Google ou Facebook, obtêm suas receitas através da venda de publicidade, permitindo que os anunciantes direcionem os anúncios a seu público-alvo a partir de um conjunto inovador de ferramentas desenvolvidas com essa finalidade.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: