Conceito » Comunicação » Meios Audiovisuais

Meios Audiovisuais - Conceito, o que é, Significado

Denominamos como meios audiovisuais os meios de comunicação em massa que apelam à utilização dos sentidos da visão e da audição para transmitir suas mensagens. Ou seja, os meios audiovisuais combinam imagens e som, por exemplo, o receptor pode ver e ouvir a mensagem em questão. Entre os meios audiovisuais mais destacados estão: a televisão, o cinema e a internet (esta que ganhou força nas últimas décadas).

Deve-se ressaltar que os meios de comunicação são instrumentos dos quais se pode concretizar um processo de comunicação

Sem dúvida, a incorporação do som ao cinema, no ano de 1920, determinou o início desta combinação. Como se sabe, até esse momento só era possível ver imagens através da sétima arte, conhecida popularmente como cinema mudo, da qual atores como Charles Chaplin se tornaram tão populares. O máximo que se havia sido feito nesse sentido era a apresentação de orquestras ao vivo que davam som ao filme mudo através da música.

No entanto, estes dois universos que uniam imagem e som, trariam uma multiplicidade de novidades e também de novos conceitos. Por exemplo, a ação de integrar o som à imagem é chamada de montagem.

Tanto o som como a imagem pode ser expresso em vários suportes, como em uma fita, DVD, CD, entre outros, o que permite que sejam armazenados de maneira simultânea

Quando a imagem e o som se unem é criada uma realidade sensorial e original que desencadeia em várias experimentações, tais como: a complementaridade (já que cada uma contribui com sua singularidade), a harmonia (cada som corresponde a uma imagem que a acompanha) e o reforço (porque os significados que cada um expressa por si só são potencializados pela combinação).

Imagem: Fotolia. Maksym Yemelyanov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: