Conceito » História » Domo

Domo - Conceito, o que é, Significado

O termo aqui analisado pode ser encontrado em duas disciplinas diferentes: na geologia e na arquitetura. Quanto a sua etimologia, provém do vocábulo francês dome, que significa cúpula ou teto arredondado, um termo que por sua vez vem do grego doma, que quer dizer construir ou casa.

Na geologia

Certos relevos possuem formas onduladas ou abauladas. Isto se deve à pressão das rochas que, ao exercer uma força interna para cima, originam uma formação rochosa arredondada.

Existem vários tipos de domos. Assim, alguns são formados a partir de sedimentos que se acumulam. Outros são de tipo granítico como resultado da erosão.

Em alguns lugares gera uma concentração de sal e devido a isso se produz um domo salino. Nas calotas polares existem os chamados domos de gelo. Na superfície da lua também é possível encontrar este tipo de estrutura rochosa. Nas crateras vulcânicas são formados fluxos de lava que acabam tendo uma forma arredondada e cobrem a totalidade da própria cratera. Quando isso acontece chamamos de domo vulcânico.

Na arquitetura

O termo domo é utilizado em referência às formas arredondadas das cúpulas de algumas construções. Neste sentido, as casas tipo domo oferecem uma série de vantagens: são resistentes às trovoadas, transmitem uma sensação ótica de espaço amplo em superfícies pequenas e permitem uma adequada regulagem da temperatura.

As casas domos também são conhecidas como casas geodésicas

Entre os vários exemplos da arquitetura mundial, podemos destacar as seguintes: o climatron, integrado ao Jardim Botânico de St. Louis no estado de Missouri; ou então o domo de Maloka, em Bogotá, destinado às projeções audiovisuais. Os domos geodésicos estabelecem uma alternativa original para os tradicionais ângulos retos da arquitetura.

Não devemos esquecer, além disso, que as casas de neve dos esquimós, mais conhecidas como iglus, são uma modalidade milenar dos domos domésticos (o iglu se baseia na neve compactada utilizada em sua construção, da qual produz um aumento da temperatura em seu interior).

Estas estruturas abobadadas começaram a ser construídas há milhares de anos como um sistema de armazenamento. Com o passar do tempo, os domos foram projetados em sua dimensão estética e decorativa para todo tipo de propostas: museus, igrejas, estações de trem, estruturas para parques infantis, etc. O cimento, o aço e a madeira são alguns dos materiais utilizados nos domos.

Imagem: Fotolia. rabbit75

Relacionados:

  1. Rocha Ígnea
  2. Planalto
  3. Subducção de Placas
  4. Etimologia
  5. Réplica (Sismologia)
  6. Plataforma Continental
  7. Relevo
  8. Estratificação
  9. Talude Continental
  10. Pangeia