Conceito de Formato

FormatoO formato é o conjunto das características técnicas e de apresentação de um texto, objeto ou documento em diferentes áreas, tanto reais como virtuais.

É chamado de formato à coleção de aspectos, formas e aparência empregados para diferenciar uma entidade da outra, em cenários analógicos e digitais, em publicações gráficas, em arquivos web e em qualquer tipo de área.

O termo formato se refere a vários campos de trabalho. Por exemplo, nas publicações gráficas, o formato é a modalidade de impressão comportada. Também se refere a produtos audiovisuais, como por exemplo, a distinção do formato de uma minissérie de um programa qualquer da TV, ou até mesmo, de um programa musical com outro qualquer da rádio.

Na informática, o conceito de formato também tem muitos significados diferentes. A forma mais comum de referir a este termo é a do formato entendido como distinção de armazenamento e modalidade de arquivo. Os formatos variam de acordo com o conteúdo de cada arquivo em um computador, por exemplo, um formato MP3 (de música ou áudio) é diferente do formato .doc (de texto) e também do .ppt (de apresentação em slides).

Além disso, o formato pode ser considerado como um disco rígido em termos de partições em que está divido um sistema, no entanto, é a divisão de arquivos ou pastas. Quando se fala em formatar se trata de preparar o disco para um esvaziamento e posterior uso.

Por último, o formato apresenta todos os detalhes e características que tornam um objeto digital. Por exemplo, dentro de um documento de texto: o tipo de letra ou fonte, as cores, a inclusão de imagens e títulos, etc. Por outro lado, em uma apresentação de slides, o uso de efeitos ou animações. Em um editor de imagens, sua alteração por meio de retoques ou funções especiais.

Referencia autoral

Publicado em jun., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/formato/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato