Biblioteca - Conceito, o que é, Significado

BibliotecaO termo biblioteca se refere a um lugar físico destinado a abrigar uma organização de livros a fim de serem consultados pelos leitores. Neste sentido, uma biblioteca mantém toda uma forma de administração e de organização de modo que a informação contida seja de fácil acesso. Na atualidade, com o uso da informática, este tipo de administração tem facilitado enormemente graças à implementação de ferramentas informáticas. No entanto, no passado a organização era feita com rigorosidade porque em alguns casos as bibliotecas abrigavam uma grande quantidade de livros.

A biblioteca é uma criação que já existe há bastante tempo. Na verdade, desde a antiguidade era aconselhável buscar o conhecimento em um lugar para consulta. Assim, como um caso emblemático, podemos citar a biblioteca de Alexandria, que agrupou uma quantidade significativa de obras e cuja fama está em nossos dias. Claro que, este tipo de coleção mostrava muitas diferenças das que hoje podemos considerar. Em primeiro lugar, os livros não existiam como hoje dia, mas costumavam ser usados em pairos ou rolos sem encadernação. Por outro lado, em muitas ocasiões, havia uma estreita relação com a religião imperante.

Na Idade Média, a biblioteca teve um papel fundamental em relação à preservação do conhecimento do passado. Na verdade, estas bibliotecas serviram de ponte entre a idade antiga e o início do renascimento, assim que as obras antigas foram sendo revalorizadas. A biblioteca medieval estava presente em edifícios religiosos e era mantida por copistas que ficavam longas horas transcrevendo com letra legível os inúmeros volumes presentes. Estes manuscritos tinham um preço exorbitante em consequência de toda a dedicação que se necessitava para produzi-los.

Assim, com a invenção da imprensa, as bibliotecas tiveram uma grande extensão e saíram da área de monastérios ou outras estruturas vinculadas ao campo religioso. De fato, graças ao avanço tecnológico, o custo de produzir um livro diminuiu notavelmente e isto permitiu que existisse mais circulação e um maior número de bibliotecas. Era necessário desenvolver uma capacidade ideal para organizar a quantidade de volumes e isso estabeleceu a elaboração de diversas práticas para que seu uso eficiente estivesse garantido.

Atualmente, graças também ao desenvolvimento tecnológico, o papel da biblioteca está diluindo. De fato, a internet oferece um grande banco de dados com informação capaz de ser organizada de forma sistemática e proporcionar uma imensa variedade de informações. Com o passar do tempo, a leitura de livros virtuais tem crescido ainda mais e hoje já é presença garantida em nosso cotidiano.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: