Conceito » Religião » Felicidade Espiritual

Felicidade Espiritual - Conceito, o que é, Significado

O espírito é a realidade que eleva o ser humano em sua perfeição. Existem diferentes tipos de felicidade. Por exemplo, existe a felicidade corporal em forma de prazer físico.

No entanto, da mesma forma, existem prazeres espirituais que mostram a importância desses momentos de plenitude existencial onde o ser humano se sente pleno internamente. Ou seja, no mais profundo do seu coração e de sua consciência.

Diálogo corpo e mente

Isso não significa que a felicidade corporal não pode fazer parte da felicidade espiritual como acontece em muitos momentos. Por exemplo, este é o poder de um beijo ou de um abraço.

É aquela que nasce do contato do ser humano consigo mesmo através da introspecção e do autoconhecimento.

É aquela que nasce da busca do sentido, descrito por Victor Frankl, criador da Logoterapia. A busca pelo sentido é a vocação existencial que todo ser humano tem ao longo da vida.

É mais intensa e deixa mais marcas do que o prazer corporal, uma vez que não está condicionada ao poder das sensações. A felicidade espiritual nasce de um fato tão importante como agir de forma coerente com os próprios valores.

Isto é, a felicidade espiritual nasce também da ética e da realidade pessoal do ser humano como um ser consciente de si mesmo.

Ou seja, o que diferencia o ser humano do resto dos seres do universo é que ele é um ser consciente de si mesmo e de sua própria realidade. Consciente de que tem uma realidade temporal.

E isso traz uma nova dimensão ao próprio ato de viver. A felicidade espiritual é aquela alegria interior que perdura no tempo.

Causas de felicidade espiritual

Esta alegria que vem de momentos tão simples como uma conversa profunda e sincera com um amigo. A contemplação de uma paisagem perfeita. O desejo de parar o tempo e guardar para sempre a perfeição de um instante em forma de agora.

Situações de amor correspondido. Comemorações familiares. O prazer das férias. A experiência inesquecível de uma viagem.

Sem dúvida, sair da zona de conforto é uma experiência que convida para a felicidade espiritual, caso contrário, ficaríamos estancados em uma zona de comodidade existencial.

A felicidade espiritual nasce das lembranças felizes do passado. E a convicção de estar naquele lugar onde realmente queria estar.

Imagem: Fotolia. kerdkanno

Relacionados:

  1. Consciência
  2. Psicologia
  3. Desejo de Viver
  4. Resiliência
  5. Sociabilidade
  6. Honestidade
  7. Filosofia Oriental
  8. Dharma
  9. Místico
  10. Terceira, Quarta e Quinta Dimensão Espiritual