Empresa Multinacional - Conceito, o que é, Significado

As grandes empresas que se dedicam à produção de bens ou serviços e que possuem filiais em vários países são conhecidas como empresas multinacionais. Este tipo de empresa se caracteriza por sua expansão internacional e sua dimensão global.

Qual é o requisito fundamental para uma empresa ser multinacional?

Para que uma empresa seja considerada transnacional ou multinacional é necessário que 10% do capital de sua matriz esteja investida em uma filial estrangeira. De acordo com os critérios internacionais, uma empresa multinacional é constituída por uma sociedade matriz localizada em determinado país e regida por sua própria legislação, mas que pode ser implantada em outros países através de investimentos diretos, sem a criação de sociedades locais.

Características gerais

Estas empresas possuem caráter privado e estão sustentadas economicamente por investidores e acionistas.

São empresas multifacetadas e versáteis que costumam atuar economicamente em várias linhas: especulação financeira, produção de bens, comércio internacional, serviços, etc.

Elas têm uma estratégia empresarial baseada em deslocamentos, ou seja, a busca por territórios onde a mão de obra seja a mais barata possível e onde a legislação trabalhista seja mais benéfica para seus interesses.

Os setores econômicos mais habituais são: o energético, as novas tecnologias e a comunicação

Estas empresas estão associadas a grandes oligopólios e monopólios. É por isso que algumas delas são uma ameaça para o mercado livre. Por terem um alto nível de produção, elas têm um custo menor por cada produto; isso significa que seus possíveis concorrentes (as pequenas e médias empresas) não podem oferecer os mesmos preços e com isso acabem desaparecendo.

As empresas multinacionais utilizam tecnologia de ponta e assim podem criar produtos de alta qualidade e a um bom preço em comparação às empresas de menor porte.

Elas contam com grande capacidade financeira, ou seja, seu acesso ao crédito é mais elevado que uma empresa mediana.

As características destas empresas fazem com seu poder não seja apenas econômico, mas que também tenham uma influência política e social.

Do ponto de vista histórico, as primeiras empresas multinacionais deram seus primeiros passos com a Segunda Revolução Industrial, no século XIX, e após a Segunda Guerra Mundial começaram a consolidar-se no cenário da economia global.

Imagem: Fotolia. Wai Chan

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: