Conceito » Economia » Empresa Subsidiária

Empresa Subsidiária - Conceito, o que é, Significado

A empresa é um agente econômico que utiliza os fatores de produção (terra, trabalho ou capital) a fim de maximizar seus lucros. Existem vários tipos de empresas, entre as quais estão as empresas subsidiárias.

O princípio de subsidiariedade aplicado ao mundo empresarial

Este tipo de empresa emana o chamado princípio da subsidiariedade, da qual afirma que uma função deve ser exercida por que está mais próximo dela. Desta forma, uma empresa subsidiária é aquela subordinada à outra maior.

Esta subordinação é geralmente feita através da compra massiva de ações da empresa subsidiária. Em outras palavras, para que exista uma empresa subsidiária deve haver outra maior, também chamada de empresa matriz.

Nem todas as empresas começam sendo subsidiárias ou filiais, mas a maioria inicia sua trajetória empresarial sendo completamente independente até o momento de a empresa matriz decidir adquiri-la.

Vantagens e desvantagens das empresas subsidiárias

Existem várias vantagens para que o binômio: empresa matriz – empresa subsidiária possa ser interessante como estratégia. Entre elas podemos destacar as seguintes:

- Do ponto de vista da empresa subsidiária, os problemas relacionados ao financiamento se reduzem significativamente;

- A empresa-matriz pode ser feita com as ações de uma empresa subsidiária para economizar as despesas de criação de uma nova empresa. Por outro lado, são reduzidos significativamente os custos fixos por parte da empresa-matriz;

- No que diz respeito a estratégia de mercado, as empresas-matriz conseguem com a aquisição de uma empresa subsidiária abranger uma maior quota de mercado e, simultaneamente, reduzir ou eliminar a concorrência em seu setor;

- As empresas subsidiárias podem também decidir ser absorvidas por outra grande empresa com o objetivo de ter uma ajuda financeiro maior do tinha antes; isso lhes permite expandir e crescer como entidade.

Apesar das vantagens, existem também algumas desvantagens:

1) este modelo não se adapta a qualquer tipo de produtos e serviços no mercado;

2) a empresa-matriz deve ter um restrito controle contável sobre a empresa subsidiária;

3) a empresa subsidiária tem uma autonomia muito limitado, pois depende da empresa-matriz.

Imagem: Fotolia. highflier

Relacionados:

  1. Empresa Multinacional
  2. Competitividade Empresarial
  3. Empresa
  4. Ética Empresarial
  5. Gestão Empresarial
  6. CEO
  7. Contabilidade básica
  8. Modelo de Gestão
  9. Leasing
  10. Contabilidade Geral