Conceito » Economia » Competitividade

Competitividade - Conceito, o que é, Significado

Uma empresa multinacional consolidada dentro do seu setor e que obtém benefícios, uma equipe de futebol que geralmente ganha competições e um profissional altamente qualificado têm algo em comum: os três são competitivos. Sua competitividade está baseada em todas as qualidades que lhes permitam rivalizar com sucesso frente a outras empresas, equipes ou profissionais.

O conceito de competitividade está associado à ideia de rivalidade

De alguma maneira, na maioria das situações humanas há certo conflito entre eles. Estudantes, atletas ou empresas enfrentam uns aos outros, sendo que alguns saem vencedores e outros perdedores.

A competitividade apresenta duas faces diferenciadas

O confronto contra o outro são os dois lados de uma mesma moeda. Se a rivalidade é realizada com as regras comuns do jogo (aceitas e sem armadilhas), pode-se falar de uma competitividade saudável. No caso de um atleta que se dopa para conseguir uma vitória, o mesmo pode ser muito competitivo, mas sua abordagem se opõe ao fair play e, portanto, trata-se de uma ilegalidade e atitude contrária à nobreza da competição.

A competitividade não significa que vale tudo para ganhar, mas é preciso respeitar certas regras entre os competidores. Se uma empresa vende seus produtos fora da lei (por exemplo, não pagando seus impostos) é praticando uma concorrência desleal.

A competitividade é desejável quando há certos limites legais e éticos, desde que se adote um espírito de superação entre concorrentes os competidores que se enfrentam. Em termos esportivos, o fair play é necessário para que a competitividade não se torne um valor social exclusivo. Caso contrário, ela se torna uma dura luta, na qual prevalece a "lei da selva". No entanto, deve-se destacar que competir com o objetivo de vencer não é incompatível com o respeito e a possível colaboração com os demais.

O capitalismo se baseia na competitividade

Para algumas abordagens ideológicas, a competitividade tem uma má imagem. Assim, o comunismo e o anarquismo defendem posições baseadas na cooperação e na solidariedade entre os homens. De acordo com essas doutrinas, o espírito do capitalismo impulsiona a competitividade constante e esta luta produz a desigualdade, injustiça e exclusão social de indivíduos que não se adaptam às necessidades do mercado.

Embora o sistema capitalista seja eminentemente competitivo e esta dimensão tenha um lado amável e outro com dose de crueldade, as alternativas ao livre mercado do capitalismo não demonstraram ainda sua eficiência.

Imagem: Fotolia. Uber

Relacionados:

  1. Competitividade Empresarial
  2. Estatização
  3. Startup
  4. Paintball
  5. Atleta
  6. Involução
  7. Empresa
  8. Handebol
  9. Bélico
  10. Comunismo