Dança - Conceito, o que é, Significado

A dança é uma forma de arte milenar baseada no movimento rítmico do corpo e que se encontra diretamente relacionada à música.

A dança faz parte das sete artes clássicas e o ser humano a pratica em diferentes circunstâncias: no mundo do espetáculo, em rituais, nas manifestações folclóricas, celebrações, concursos, etc. Pode-se afirmar que a dança tem dupla função: como símbolo cultural e, ao mesmo tempo, como forma de entretenimento e evasão. Em muitas ocasiões, as duas dimensões se unem, como num baile de formatura ou numa festa de casamento.

A dança é uma expressão natural de comunicação, uma forma de transmitir sentimentos através dos movimentos corporais

Da mesma forma, tem um componente libertador e sensual. Não devemos esquecer que está presente na guerra e no amor. Estes aspectos tão diferentes fazem com que a dança tenha força, uma atração que incentiva o corpo ritmicamente.

Cada cultura tem sua própria dança e ao longo da história têm ocorrido vários tipos de danças. Algumas se encontram num contexto formal e elitista, por exemplo, a valsa e o balé clássico. Outras são mais populares como a sardana catalã, o samba brasileiro e o flamenco andaluz. Há danças dinâmicas como o rock, elegantes como o sapateado ou repletos de erotismo como a dança do ventre. Neste sentido, pode-se dizer que cada modalidade se adapta a determinadas circunstâncias. Cada dança tem sua própria simbologia e a maioria delas tem algum ritual.

Uma das peculiaridades desta arte é sua versatilidade

De fato, pode fazer parte do teatro, do cinema e está ligada diretamente à música, ao ponto de que a música e a dança são praticamente inseparáveis. Ao mesmo tempo, deve-se resaltar que é uma forma de comunicação universal e que se adapta a qualquer pessoa, de qualquer idade ou condição.

Finalmente, deve-se destacar que a dança é um indicador de uma época e de uma civilização. Atualmente, as danças urbanas dificilmente acontecem como em outras situações históricas. Da mesma forma, é difícil imaginar uma dança de guerra em um exército profissional contemporâneo.

Imagem: iStock.vgajic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: