Relevo - Conceito, o que é, Significado

RelevoDenomina-se relevo à própria irregularidade da superfície terrestre que se manifesta em montanhas, vales, planícies, etc. O relevo é importante na produção de alguns bens primários, na medida em que afeta a temperatura (como consequência da altitude) e em alguns casos as precipitações. O planeta Terra apresenta uma variedade de formas de relevo, que se diferenciam entre os que estão nos espaços terrestres como também nos aquáticos. Na verdade, há uma grande variedade também no fundo do mar e que causa grande impacto na vida aquática (que envolve vários níveis de pressão e adaptação dos organismos).

Algumas formas típicas que podemos encontrar nos continentes são: as montanhas, que são elevações de terrenos que superam os seiscentos metros; os planaltos, que formam terrenos planos de uma altura considerável sobre o nível do mar; os vales, que são os terrenos baixos que ficam entre as montanhas; e as planícies, que da mesma forma que os planaltos são territórios planos, mas que neste caso ficam próximos ao nível do mar. Estes tipos de formações têm origem em diferentes processos geológicos.

Assim, por exemplo, a crosta é formada por várias placas tectônicas que “flutuam” em um mar de magma; quando elas se chocam, são geradas as montanhas em consequência do impacto. No caso dos planaltos, eles começam como montanhas, mas com o passar do tempo, a erosão elimina os picos pontiagudos e formam um tipo de elevação mais nivelado. Por outro lado, a gênese dos vales está relacionada com as montanhas, sendo apenas um espaço entre elas. Finalmente, as planícies carecem de forças tectônicas atuando sobre elas e assim sofrem continuamente com vários tipos de erosão; desta forma, as planícies apresentam muitos tipos de sedimentos, sejam os transportados pelos rios como os transportados pelos ventos.

Considerando a teoria das placas tectônicas, podemos dizer que a aparência da Terra era muito diferente há milhões de anos atrás do que é hoje. De fato, todos os continentes que conhecemos hoje não existiam, havendo apenas um só, o chamado Pangeia. Esta circunstância tem como consequência o fato de que muitos dos relevos foram gerados ao longo do tempo devido à separação deste continente e o choque das diversas placas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: