Conceito » Economia » Economia Circular

Economia Circular - Conceito, o que é, Significado

Esta abordagem deve ser entendida em oposição à economia linear. Trata-se de dois modelos diferentes na hora de avaliar tudo o que está relacionado à economia: obtenção de matérias-primas, fabricação de produtos, eliminação de resíduos, benefícios comerciais e papel dos consumidores.

Esquema geral da economia linear

Se tomarmos como referência determinado bem de consumo, pode-se dizer que geralmente apresenta um processo de tipo linear. Assim, primeiramente as matérias-primas são extraídas, em seguida elas se modificam ou refinam; posteriormente é fabricado um produto de maneira industrial e, finalmente, este produto é adquirido por um consumidor.

O processo não termina aqui, pois o consumidor deixa de utilizar o produto adquirido, tornando-se um resíduo. Este sistema funciona como uma linha que tem um início e um fim.

A economia linear se baseia em dois grandes princípios:

1) um crescimento econômico permanente e sua consequente deterioração ambiental,

2) um consumo constante.

Este modelo não é o único possível já que, na verdade, a economia circular é apresentada como uma alternativa.

Esboço geral da economia circular

Se tomarmos como referência um produto (por exemplo, um veículo, um celular, uma calça ou um computador) a aplicação desta proposta seria a seguinte:

1) o consumidor não se desprende do produto que adquiriu quando decide comprar um novo, mas que repara o produto (por exemplo, introduzindo um novo chip ou qualquer outra atualização);

2) como consequência do item número 1, menos resíduos são produzidos e em contrapartida a empresa fabricante não precisa fabricar mais produto, portanto, economiza-se mais na produção;

3) como consequência do item número 2, o fabricante não tem necessidade de obter tantas matérias-primas;

4) Se o produto pode ser reparado, este custo passa a ser menor do que comprar um novo.

O modelo descrito acima é menos poluente que o linear, gera benefícios econômicos a partir da inovação e não implica um aumento de preços para o consumidor final

Trata-se de uma economia circular porque os resíduos gerados não são eliminados completamente, mas regressam ao processo de produção para fabricar novos produtos ou para outros fins.

A proposta se encontra atualmente em fase inicial. De qualquer forma, trata-se de um sistema que pode ser aplicado a qualquer tipo do setor empresarial. Para muitos economistas, a economia circular poderia ser uma solução para reduzir a poluição do planeta.

Imagem: Fotolia. peshkova

Relacionados:

  1. Matéria-Prima
  2. Excedente (Economia)
  3. Vida Útil
  4. Agroindústria
  5. Amortização
  6. Startup
  7. Exportação
  8. Deflação
  9. Custo
  10. Leasing