Consequência - Conceito, o que é, Significado

Denomina-se consequência ao efeito de um determinado acontecimento, decisão ou circunstância. A partir desta perspectiva, pode-se afirmar que uma consequência é simplesmente um efeito originado por uma causa. Assim, costuma-se dizer sobre as consequências das ações pessoais, de um acontecimento ou de uma relação lógica.

Quando a expressão se refere às ações humanas, inevitavelmente se situa no plano da moral e da ética. Durante muito tempo a tradição filosófica tem sido confiada à tarefa de esclarecer em que medida as ações que dependem do homem o levam para uma situação de felicidade ou o afastam dela. Esta reflexão sobre as consequências da ação do homem se apresenta nas religiões, obras de arte, etc.

No que se refere à relação de acontecimentos, o termo consequência aponta as relações causais existentes na natureza. Este tópico tem sido, por sua vez, amplamente debatido pela epistemologia, à medida que é necessário para a ciência determinar si a consequência de uma determinada situação pode ser repetida no futuro quando a mesma for repetida. Reflexões apontadas por Hume sobre a impossibilidade de estabelecer uma relação causal entre dois acontecimentos simultâneos significa uma generalização que tem contribuído muito com o desenvolvimento do método científico; assim para este método, uma consequência prevista com antecedência não comprova esta teoria, apenas a contrasta.

Em relação ao plano da lógica, a consequência é uma conclusão deduzida de premissas expostas. Assim, do ponto de vista da ciência formal, uma consequência lógica dever ser necessária e de índole formal. A partir desta perspectiva orientada ao plano lógico, é impossível que a conclusão de duas premissas verdadeiras seja falsas, isto é, a veracidade da conclusão é consequência da aplicação de uma mesma interpretação para as premissas.

Curiosamente a lei positiva estabelece um sistema de consequências socialmente observáveis para a ação que um indivíduo tem na esfera social. Assim, a cada transgressão de uma imposição se encaminha para uma consequência que será aplicada pelo estado ao transgressor, desde que esta circunstância seja possível de provar.

Revendo todos os conceitos que o termo consequência pode ter, o certo é que sempre se mantém presente a ideia de sucessão de dois casos distintos, um como evolução natural e outro como esperado.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: