Esta abordagem deve ser entendida em oposição à economia linear. Trata-se de dois modelos diferentes na hora de avaliar tudo o que está relacionado à economia: obtenção de matérias-primas, fabricação de produtos, eliminação de resíduos, benefícios comerciais e papel dos consumidores.
Se tomarmos como referência determinado bem de consumo, pode-se dizer que geralmente apresenta um processo de tipo linear. Assim, primeiramente as matérias-primas são extraídas, em seguida elas se modificam ou refinam; posteriormente é fabricado um produto de maneira industrial e, finalmente, este produto é adquirido por um consumidor.
O processo não termina aqui, pois o consumidor deixa de utilizar o produto adquirido, tornando-se um resíduo. Este sistema funciona como uma linha que tem um início e um fim.
1) um crescimento econômico permanente e sua consequente deterioração ambiental,
2) um consumo constante.
Este modelo não é o único possível já que, na verdade, a economia circular é apresentada como uma alternativa.
Se tomarmos como referência um produto (por exemplo, um veículo, um celular, uma calça ou um computador) a aplicação desta proposta seria a seguinte:
1) o consumidor não se desprende do produto que adquiriu quando decide comprar um novo, mas que repara o produto (por exemplo, introduzindo um novo chip ou qualquer outra atualização);
2) como consequência do item número 1, menos resíduos são produzidos e em contrapartida a empresa fabricante não precisa fabricar mais produto, portanto, economiza-se mais na produção;
3) como consequência do item número 2, o fabricante não tem necessidade de obter tantas matérias-primas;
4) Se o produto pode ser reparado, este custo passa a ser menor do que comprar um novo.
Trata-se de uma economia circular porque os resíduos gerados não são eliminados completamente, mas regressam ao processo de produção para fabricar novos produtos ou para outros fins.
A proposta se encontra atualmente em fase inicial. De qualquer forma, trata-se de um sistema que pode ser aplicado a qualquer tipo do setor empresarial. Para muitos economistas, a economia circular poderia ser uma solução para reduzir a poluição do planeta.
Imagem: Fotolia. peshkova
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2017). Conceito de Economia Circular. Em https://conceitos.com/economia-circular/. São Paulo, Brasil.