Descrição Denotativa-Objetiva - Conceito, o que é, Significado

Qualquer palavra que tem um significado duplo: denotativa e conotativa. A primeira se refere ao que quer dizer propriamente a palavra, ou seja, seu significado próprio e, portanto, sua definição pode ser encontrada num dicionário. Desta maneira, se tomarmos como referência a palavra mar, a mesma será descrita num dicionário como uma massa de água salgada que reveste a Terra em sua maior parte. Entretanto, a denotação do termo vai acompanhada de uma série de valores ou ideias subjetivas, a conotação.

Por exemplo, para um marinheiro, o mar é muito mais que a definição que aparece no dicionário. Desta maneira, quando utilizamos determinado termo, o mesmo pode ser interpretado a partir de uma leitura em dobro por parte do receptor da mensagem. Em outras palavras, o que é objetivo para quem tem um componente subjetivo para outra pessoa e vice-versa.

Descrevendo a realidade como realmente ela é

A diferença entre o significado denotativo e o conotativo de uma palavra é extrapolável a qualquer tipo de descrição. Quando fazemos uma descrição denotativa, estamos dizendo como é algo de maneira objetiva. Assim, quando dizemos que uma garota é loira, alta e magra, fazemos um retrato baseado na sua realidade como pessoa. Este tipo de descrição é realizado quando queremos transmitir informação com rigor e sem nenhum componente valorativo. No campo científico, técnico, jurídico ou estritamente informativo, a comunicação é denotativa-objetiva, já que os aspectos subjetivos do emissor são irrelevantes.

Na descrição zoológica de um animal o que importa é a explicação de todos os seus dados: tamanho, peso, características fisiológicas e tudo aquilo que se refere a sua classificação como ser vivo.

Na linguagem literária o escritor combina a denotação e a conotação dependendo da mensagem que pretende transmitir. Quando se descreve uma pessoa se faz referência a seus traços e características físicas visíveis, além das emoções pessoais que transmite e de suas qualidades humanas.

A descrição denotativa objetiva é fundamentalmente neutra

Os textos científicos são o paradigma da denotação. Neles o leitor busca uma informação neutra, ou seja, sem nenhum ponto de vista subjetivo. Deve-se levar em conta que descrever significa representar a realidade através de palavras e a tendência à objetividade é o critério básico para qualquer texto científico ou técnico. Este tipo de texto propaga a terminologia especializada, o ordenamento lógico da mensagem e os dados estreitamente descritivos.

Imagem: Fotolia. sashazerg

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: