Conceito » Educação » Resenha Histórica

Resenha Histórica - Conceito, o que é, Significado

A resenha é um texto, normalmente breve, na qual o autor expõe uma descrição argumentativa sobre determinado tema. Este tipo de texto costuma aparecer em jornais ou revistas, das quais são abordados assuntos da atualidade. Quando a resenha trata um acontecimento que se remonta no passado, naturalmente, consiste em uma resenha histórica.

Em geral toda resenha histórica se refere a acontecimentos que ocorreram num passado recente ou remoto

Normalmente o passado é analisado por algum motivo, como a realização de um evento ou a lembrança de um acontecimento significativo que volta a estar na atualidade.

Deve ser entendido de forma ampla e aberto, portanto, pode tratar sobre qualquer assunto com alguma dimensão histórica: um tema científico, pedagógico, social, etc.

Por tratar-se de um texto curto, não se pretende aprofundar excessivamente sobre um assunto, mas sim dar uma pincelada geral para que o leitor conheça a realidade. Para que a resenha seja interessante deve incorporar dois ingredientes: uma informação objetiva e uma opinião fundamentada.

A maioria das resenhas históricas está baseada em um texto, mas em certas ocasiões recorre a formatos visuais (no Youtube pode ser encontrado todo tipo de resenha). Quanto à sua abordagem, algumas são baseadas na descrição objetiva dos fatos, enquanto que outras têm um enfoque emocional e subjetivo.

Tudo tem uma história

Uma entidade bancária, um estabelecimento comercial, uma equipe de futebol ou um partido político têm um passado, portanto, é possível que seja conhecido em sua dimensão histórica (quem foram seus fundadores, em que contexto social apareceu e com que propósito). Neste sentido, pode-se afirmar que é possível fazer uma resenha história sobre qualquer instituição. Conhecer a origem e o legado de uma entidade é uma maneira de entender o que tem significado ao longo do tempo.

É comum que muitas organizações que possuem uma longa tradição expressem sua trajetória com detalhes, sobre sua fundação, sobre alguns episódios significativos ou por pessoas relevantes que fizeram parte dela.

A resenha histórica tem um valor duplo. Por um lado, com este tipo de texto é possível aproximar-se a certas áreas que tradicionalmente não apareceriam nos tratados de uma história convencional. Por outro lado, estes textos se tornam ferramentas auxiliares para os historiadores.

Imagem: Fotolia. okunsto

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: