Conceito » Economia » Análise de Postos de Trabalho

Análise de Postos de Trabalho - Conceito, o que é, Significado

Para que os funcionários de uma empresa fiquem satisfeitos com sua atividade há duas circunstâncias que são chaves: o salário e as condições de trabalho, por outro lado, a realização das tarefas deve ser cumprida e planejada adequadamente.

Aspectos fundamentais na análise dos postos de trabalho

A evolução dos postos é a ferramenta que permite estabelecer a importância e o valor de cada posto em relação aos demais numa empresa.

Em uma organização empresarial pode haver dezenas, centenas ou milhares de trabalhadores e cada um deles tem características pessoais derivadas de suas habilidades e personalidade. No entanto, a concepção de um modelo de planejamento de negócios deve levar em conta as características de cada posto de trabalho.

Para organizar uma estratégia válida de postos, é necessário estabelecer uma divisão de tarefas conforme o grau de responsabilidade:

1) um grupo de executivos cuja principal função é conseguir resultados através de outros e fazer parte de um grupo de pessoas com formação universitária de primeiro nível;

2) um grupo ocupacional de postos técnicos e administrativos exigem uma formação superior parcial e por regra geral os ocupantes destes postos são responsáveis pelo seu próprio trabalho;

3) um grupo de postos operacionais que mescla as habilidades pessoais e os conhecimentos técnicos.

Obviamente, cada grupo ocupacional se organiza em categorias trabalhistas.

Como projetar um sistema de avaliação de postos?

Um sistema de avaliação do trabalho está formado por um conjunto de normas e procedimentos que permitem classificar as diferentes categorias. Estas regras devem ser aplicadas pelo departamento de recursos humanos da organização. Algumas orientações são as seguintes:

- estabelecer uma comissão de avaliação e incorporar a figura de um assessor externo caso necessário;

- reunir a informação precisa de cada posto de trabalho que deve ser cumprido e estabelecer uma descrição objetiva de cada um;

- descrever cada posto de trabalho conforme critérios precisos. Nesta descrição é importante especificar uma série de dados: onde se encontra o trabalho e os conhecimentos específicos exigidos.

Enfim, a análise de postos é utilizada para organizar a estrutura de uma empresa, situá-la entre as melhores condições e poder alcançar seus objetivos.

Imagem: Fotolia. yongyutp

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: