Conceito » Psicologia » Pregnância

Pregnância - Conceito, o que é, Significado

No fenômeno da percepção visual dos humanos interagem com uma série de aspectos fisiológicos que condicionam a captação das imagens. A relação do olho com o cérebro cria, por sua vez, uma série de leis da percepção e uma das leis que formam parte da visão humana é a pregnância. Esta lei se refere às qualidades das formas percebidas e captadas por nossa visão.

A pregnância na psicologia da Gestalt

A Gestalt é uma corrente da psicologia surgida na Alemanha no início do século XX. Seu principal objeto de estudo é a percepção humana e de maneira especial os processos mentais que interagem na hora de assimilar visualmente a realidade. Segundo os psicólogos desta corrente nossa mente funciona rápido nos processos perceptivos e é preciso conhecer quais são as leis que determinam as ações de percepção.

Entende-se que o percebido é pregnante quando após uma descrição verbal corrente pode ser reconhecida mentalmente por outra pessoa.

Assim, quando se diz “pensa em um círculo” o interlocutor pode imaginar uma imagem porque há uma descrição simples

Em compensação, quando a descrição verbal de uma imagem é ambígua, a imagem que forma o interlocutor não é pregnante.

As imagens têm um grau de pregnância. Desta maneira, há um grau elevado quando se torna fácil sua descrição e se a imagem é reconhecida de maneira imediata. A lei da pregnância não é aplicada apenas às formas simples, mas também está relacionada à cor dos objetos (as cores puras são pregnantes e as impuras não).

As leis de percepção são aplicadas no mundo da publicidade

Os psicólogos da Gestalt se referem à pregnância como uma das leis próprias da percepção. Outras leis são as seguintes: de figura e fundo, de continuidade, de semelhança, de simetria, de fechamento ou proximidade.

De qualquer forma, o interesse pelos mecanismos mentais tem sido aplicado nos projetos artísticos e de maneira especial nas estratégias publicitárias (o marketing visual se baseia principalmente nas pesquisas sobre a percepção humana). Neste sentido, os especialistas em marketing visual tentam fazer com que o produto à venda se apresente com uma linguagem visual mais adequada, ou seja, com mais potencial de persuasão para o consumidor final.

Imagem: Fotolia - rolffimages

Relacionados:

  1. Percepção Social
  2. Terapia Gestalt
  3. Neobehaviorismo
  4. Percepção
  5. Psicologia Cognitiva
  6. Psicogenética
  7. Fenomenologia
  8. Realidade
  9. Processos Cognitivos
  10. Objeto