Cruz Invertida - Conceito, o que é, Significado

A crucificação de Cristo fez com que a cruz se tornasse um dos elementos simbólicos da fé cristã. No entanto, existem várias versões deste símbolo religioso. Um dos mais particulares é precisamente a cruz invertida. Quanto à sua interpretação, trata-se de um elemento que pode ser avaliado a partir de dois princípios completamente opostos: o Cristianismo e o Satanismo.

Sua origem está relacionada ao apóstolo São Pedro

Após a morte e a ressurreição de Jesus de Nazaré, seus discípulos mais diretos (os apóstolos) propagaram os ensinamentos de seu mestre por vários territórios. O apóstolo Pedro se estabeleceu na cidade de Roma numa época em que o imperador Nero perseguia duramente os cristãos. Neste contexto, Pedro foi martirizado até a morte.

São dois textos que fazem referência ao seu martírio mais precisamente: a carta de Dionísio, bispo de Corinto, dirigida a Timóteo em relação às execuções de Pedro e Paulo de Tarso, por outro lado, o testemunho do teólogo cristão Orígenes no século II d. C. Em ambos se afirma que Pedro foi crucificado, mas antes da execução pediu a seus carrascos que fosse colocado em cruz invertida, de modo que sua cabeça estivesse virada para baixo.

O apóstolo fez este pedido por um motivo: não queria morrer como Jesus, pois se considerava indigno desse ato

Seus captores concordaram com o pedido e finalmente Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. Desta maneira, a cruz invertida se tornou um sinal de humildade para os cristãos.

Vale destacar que no catolicismo o Papa se apresenta com este símbolo em alguns atos e assim transmite uma mensagem de humildade do apóstolo Pedro.

Na tradição cristã a cruz invertida é conhecida como a cruz de São Pedro. Outras cruzes vinculadas ao Cristianismo são: a Cruz de Santo André, a Cruz de São Patrício e de Magalhães.

Um símbolo do satanismo também usado em diferentes contextos culturais

As diversas correntes satânicas expressam rejeição ao Cristianismo. Uma das formas de comunicar sua oposição é através da cruz invertida. Este símbolo está presente na liturgia das missas negras.

A cruz invertida está muito presente em vários tipos de manifestação cultural: na estética de algumas bandas de heavy metal, nos filmes de terror com tema satânico ou simplesmente como um logo provocativo em tatuagens e camisetas.

De qualquer forma, através deste símbolo, comunica-se rejeição ou mais diretamente uma chacota para o Cristianismo.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: