Benemérita - Conceito, o que é, Significado

Benemérita ou benemerente é um adjetivo que procede da expressão latina “bene meriturus” que significa digno de ser valorizado e reconhecido. Assim, uma ação será classificada como benemérita se houver mérito ou merecer a redundância. Desta maneira, quando uma conduta se destaca por sua atitude generosa, corajosa e dirigida a ajudar ao próximo, pode-se dizer que se trata de um comportamento benemérito.

Esta palavra não é utilizada na linguagem cotidiana. É um cultismo e um termo em desuso na atualidade. Entretanto possui outro significado, já que o substantivo benemérito é utilizado para mencionar um corpo militar espanhol: a Guarda Civil. Consequentemente, é preciso analisar este conceito em sua dimensão histórica.

Origem do termo

A Guarda Civil espanhola é um órgão militar fundado em 1844 cujo promotor foi o Duque de Ahumada. Surgiu num contexto histórico frenético da história da Espanha. Havia um mal-estar social evidente e uma instabilidade política. Anos anteriores, as colônias americanas haviam proclamado suas independências. Por outro lado, a insegurança do povo era evidente, até o ponto de surgir um novo fenômeno que preocupasse as autoridades: a bandidagem.

O fundador da Guarda Civil estabeleceu uma restrita regulamentação desta entidade. A finalidade destas normas era manter a ordem social e lutar contra o crime. E tudo isso, fugindo da violência e de qualquer atitude despótica por parte dos integrantes deste corpo.

Além das regras regidas pela Guarda Civil, impulsionou-se um código moral a seus membros

Tinham que ser pessoas honrosas e dispostas em ajudar a população diante de situações difíceis como incêndios, enchentes e qualquer outra catástrofe ou problema que venha surgir.

As regras e o código moral foram aplicados com eficiência pelos integrantes da Guarda Civil e em poucos anos ganhou o reconhecimento popular majoritário. Desta maneira, o povo começou a chamar a Guarda Civil pelo apelido de Benemérita. Ficava assim determinado o reconhecimento social do povo com esta instituição. Este apelativo se estendeu ao ponto de ser utilizado como sinônimo do próprio corpo. Desta maneira, se deu a denominação oficial da Guarda Civil como reconhecimento do seu trabalho eficaz por parte da população.

A trajetória da Benemérita está vinculada à história da Espanha com um papel de destaque em momentos chaves: a luta contra a bandidagem, a guerra civil, o franquismo e o período democrático.

Este corpo de segurança do estado e de natureza militar possui mais de 80.000 efetivos em todo o território, o verde é a cor do seu uniforme e seu lema expressa seu estado de espírito: “A honra é minha divisa”.

Imagem: iStock. Aldo Murillo

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: