Conceito » Aprender » Espelhismo

Espelhismo - Conceito, o que é, Significado

Em certas ocasiões observamos certas imagens que acreditamos ser verdadeiras, mas que na verdade são interpretações equivocadas de nosso cérebro. Estamos acostumados à propagação da luz em linha reta e para que possamos capturar uma imagem, deve-se cumprir o seguinte esquema:

1) uma fonte emite luz; 2) a luz reflete no objeto observado; 3) a informação obtida após o 1 e 2 passo acaba na retina do olho humano.

Dependendo da inclinação do raio de luz, o cérebro interpreta que um objeto se encontra em uma posição ou outra. Se os raios de luz não seguem uma linha reta, o cérebro não interpreta dessa maneira e acaba percebendo coisas que não existem. Quando isso acontece se produz um espelhismo ou miragem. Entre os espelhismos mais comuns podemos destacar os seguintes: oásis no deserto, poças de água no final de uma estrada ou até mesmo embarcações no mar.

O fenômeno da refração da luz

Este tipo de falsa informação visual ocorre porque os raios solares se curvam em certas ocasiões. Assim, quando a luz passa de um meio para outro, seu ângulo e sua velocidade se modificam pela ação da refração da luz. Nos dias de calor intenso, o solo se encontra em altas temperaturas, o que provoca o aquecimento da camada de ar que está na parte superior. Desta maneira, o ar tem uma densidade mais baixa e quando um raio de luz o atravessa produz uma deformação da refração da luz que finalmente distorce a informação capturada pelo cérebro. Em suma, as propriedades da luz são as que desencadeiam os espelhismos.

O efeito Fata Morgana

Vamos imaginar que estamos passeando tranquilamente próximo ao mar e no horizonte observamos a imagem de uma cidade flutuante ou de um barco no céu. É bem provável que diante deste tipo de imagem pensemos que estamos tendo um lapso de loucura. Quando isso acontece, estamos diante de um dos espelhismos mais curiosos, a Fata Morgana.

Este fenômeno recebe esta denominação por causa de um personagem relacionado à lenda do rei Arthur. Conta-se que Fata Morgana era meia-irmã do mesmo rei e que tinha poderes extraordinários aprendidos com o mago Merlin.

Este estranho espelhismo tem uma explicação científica: os raios de luz se dobram quando passam pelas camadas de ar a diferentes temperaturas. Isso faz com que os objetos que estão além do horizonte se projetem sobre o céu em uma imagem invertida.

Num sentido figurado

Além dos fenômenos luminosos que criam imagens irreais, na vida cotidiana falamos de espelhismo para referir a uma falsa ilusão. Quando uma pessoa acredita firmemente que um jogador de futebol trocará de equipe e logo não ocorre essa mudança, significa que sua convicção inicial era na realidade um espelhismo.

Imagem: Fotolia. gerardogtz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: