Conceito » Aprender » Via Crucis

Via Crucis - Conceito, o que é, Significado

Esta expressão originária do latim que dizer textualmente "caminho da cruz" e apresenta uma grafia dupla, pois é pode ser indistintamente escrita como Via Crucis ou Viacrucis. Esta denominação serve para mencionar uma prática devota que consiste em lembrar os mais variados episódios da Paixão de Cristo.

Os catorze episódios da Paixão são conhecidos como estações da via crucis e costumam estar representados nas igrejas cristãs com cruzes, quadros e relevos que servem para narrar cada uma das cenas da Paixão. Esta devoção começou a ser praticada em Jerusalém, no mesmo lugar onde Jesus seguiu seu caminho ao calvário (nessa cidade há uma rua conhecida como Via Dolorosa e conta com 400 metros de comprimento, a distância percorrida por Jesus até atingir sua crucificação).

Na tradição cristã, a Via Crucis é lembrada na Sexta-feira Santa

O caminho da cruz, o Via Crucis e a Via Dolorosa são denominações diferentes que nos fazem lembrar os episódios finais da vida de Jesus Cristo. De qualquer forma, são catorze momentos ou episódios:

1) Jesus apareceu diante de Pôncio Pilatos e foi condenado à morte,

2) Pilatos entregou Jesus aos soldados romanos para que o levassem ao calvário,

3) neste episódio Jesus caiu no chão por causa do peso da cruz,

4) Jesus se encontrou com sua mãe,

5) foi ajudado por Cirineu que teve pena dele,

6) uma mulher piedosa chamada Verônica limpou seu rosto,

7) neste momento caiu pela segunda vez,

8) Jesus consola algumas mulheres que choram,

9) cai pela terceira vez e os soldados o golpeiam,

10) é despojado de suas vestes,

11) os soldados pregam Jesus na cruz e

12) o mesmo morre.

Depois da Via Crucis, seus discípulos retiraram seu corpo da cruz, em seguida foi enterrado em um sepulcro e no terceiro dia ressuscitou.

Para um cristão, a lembrança da Via Crucis é realizada através da oração e serve para conseguir uma maior união espiritual com Jesus Cristo. Trata-se, por outro lado, de um momento muito especial dentro da Semana Santa.

Na linguagem cotidiana

A expressão via crucis é usada para indicar que uma situação dolorosa e negativa se encontra muito longa. Assim, quando alguém diz que sua doença é uma via crucis significa que sofreu durante um período prolongado e que sua experiência como paciente foi especialmente amarga.

Vale observar, por outro lado, que Jesus foi crucificado no Monte Calvário e que a palavra calvário é usada para expressar sofrimento e dor.

Relacionados:

  1. Páscoa (Cristianismo)
  2. Domingo de Ramos
  3. Cruz Invertida
  4. Crucificação de Jesus
  5. Santa Ceia (Religião)
  6. Hosana
  7. Procissão
  8. Cristologia
  9. Impropério
  10. Distância Percorrida e Deslocamento