Conto Fantástico - Conceito, o que é, Significado

O conto é uma narração de ficção que apresenta uma extensão menor que o romance. Trata-se de um gênero literário em que são narradas histórias imaginárias. O conto fantástico é um subgênero específico e seu principal aspecto é a presença de uma dimensão irreal no curso dos acontecimentos.

Características dos contos fantásticos

O autor de um conto fantástico ou conto de fantasia (como também é chamado) narra uma história repleta de elementos misteriosos e inexplicáveis. Normalmente, na trama argumentativa destes contos há uma combinação de realidade e fantasia.

O mundo do relato fantástico costuma ser apresentado a partir de uma visão realista, ou seja, os elementos e personagens são identificados pelo leitor. Apesar desta expectativa realista são apresentados fatos estranhos e anormais.

Um fato estranho é aquele que não cumpre as leis da realidade e por isso não há uma explicação racional. Os temas que geram estranheza podem ser variados: personagens duplos, alterações do tempo e do espaço (como as viagens ao passado ou realidades paralelas), confusão ou mistura de sonhos e realidade ou o aparecimento de seres sobrenaturais (fantasmas, mutantes e outros). A formação destes mundos estranhos e personagens irreais criam uma atmosfera perturbadora no relato.

Normalmente os personagens dos contos fantásticos são comuns e cotidianos, assim o leitor pode se identificar com eles, mesmo que a história seja fantasiosa

Alguns exemplos de contos fantásticos e “O Aleph” como modelo paradigmático deste gênero da fantasia.

No breve relato de Kafta “A metamorfose” o personagem principal é um indivíduo que se transforma num inseto humanizado e convive com sua própria família. Na série literária dos “Mitos de Cthulhu”, de Lovecraft, aparecem personagens imateriais e monstruosos que vivem em um submundo paralelo ao real. No conto “A formiga Antonia” de Moises Miranda conta a história de um formigueiro que aborda como tema o trabalho e o tempo livre.

“O Aleph” é um conto do argentino Jorge Luis Borges que, por sua vez, faz parte de um conjunto de contos. Nas histórias narradas aparecem alguns temas clássicos deste gênero literário, tais como: troca de identidade, o homem e o infinito, a cabala, mitos ou o inferno como alegoria. Na maioria destes relatos há um enigma misterioso que apresenta inúmeras ramificações, umas reais e outras fantasiosas.

Imagem: Fotolia - Milles Studio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: