Sonhos - Conceito, o que é, Significado

Os sonhos são, de acordo com especialistas, um claro reflexo das tensões e medos, alegrias e outros sentimentos que a pessoa nem sempre faz conscientemente, sendo assim a terapia de análise pode ser sempre uma boa ajuda.

Entende-se por sonhos o fenômeno que ocorre quando a pessoa está em um estado de inconsciência ao dormir

Os sonhos são um elemento complexa da psique de cada ser humano e não é possível saber a ciência certa o que querem dizer, já que o significado ou simbolismo que possuem é muito profundo e depende não só de cada indivíduo, mas também do contexto sonhado, da situação familiar, do emprego, do casamento, etc.

Para entender o que são os sonhos, deve partir do fato de que os mesmos são únicos e que nenhuma pessoa pode sonhar exatamente o mesmo que outra pessoa. Isto se deve porque os sonhos acontecem através da informação que se encontra no inconsciente de cada indivíduo e se formam a partir do momento em que a pessoa dorme, ou seja, é o momento em que o consciente que se encontra em estado de vigília dá lugar ao inconsciente. Os sonhos são fantasias, representadas mais ou menos como reais e que têm a ver com os medos, traumas, tensões, alegrias e felicidade que uma pessoa acumula ao longo de sua vida.

Em certos cenários, os sonhos podem estar relacionados diretamente e facilmente com acontecimentos recentes, por exemplo, em casos de traumas muito violentos

Nestes casos, os pesadelos se tornam presentes de maneira imediata e podem estar ligados diretamente a uma tragédia sofrida. Entretanto, em outros casos, os sonhos podem mostrar uma relação aparente com a realidade momentânea do indivíduo, caso não tenha a ver com as questões e elementos de sua história emocional.

Os especialistas afirmam que é importante analisar os sonhos para tentar compreender o seu significado e o porquê de cada

No entanto, esta é uma tarefa difícil, pois não há nenhuma explicação científica para entender o porquê dos sonhos de viagens, com disco voador, de amor ou de lágrimas.

Cada caso deve ser analisado de acordo com a pessoa e seu contexto, tratando de intuir através dos detalhes o que aflige uma pessoa e o que faz sonhar desse modo.

Imagem: Fotolia. Kakigori

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: