Conceito » Cultura » Conto de Fadas

Conto de Fadas - Conceito, o que é, Significado

Na literatura infantil o gênero da história é especialmente valorizado. Há histórias infantis de todos os tipos: clássicos ou tradicionais, lendas, fábulas, relatos míticos adaptados e até histórias de fadas.

Principais características

As histórias relatadas são de tipo fantástico e nelas aparecem seres imaginários que compartilham aventuras com personagens humanos.

A dimensão natural e sobrenatural se mistura. Neste sentido, há personagens que mudam sua aparência, outros que vivem eternamente, elementos naturais com sentimentos e uma série de aspectos mágicos.

Nos contos há uma tensão permanente entre as forças do bem e do mal, mas finalmente as histórias sempre acabam com um final feliz.

Na cultura universal

Estes contos fazem parte do acervo cultural da humanidade. Através deles, as crianças alimentam seu mundo de fantasia, uma vez que os pequenos exercem um papel importante no pensamento mágico. No entanto, além das histórias infantis, dentro dos contos de fadas encontramos outros elementos que também interessam aos adultos como a ânsia pela liberdade, a busca pela felicidade e a necessidade de sonhar acordado.

A imagem das fadas, a origem do termo e sua relação com a tradição popular

Tradicionalmente estes seres do sexo feminino possuem asas, tamanho pequeno e uma beleza única, uma imagem que provém da literatura britânica do século XIX. No entanto, nas lendas tradicionais, as fadas não tinham asas e nem sempre eram bonitas. Sua versão masculina é o elfo, mas em algumas histórias as fadas podem ser tanto do gênero masculino como feminino.

Etimologicamente a palavra fada vem do latim, mais especificamente de fatum-fata, um termo que se refere ao destino. Neste sentido, as fadas agem como se controlassem o destino dos seres humanos.

Como muitos outros elementos da nossa cultura, as fadas são personagens que provêm de histórias mitológicas, lendas e da tradição oral popular.

A expressão “viver um conto de fadas”

Há pessoas que fogem da sua realidade mundana e através da imaginação criam seu próprio mundo de fantasia. Na linguagem coloquial, costuma-se dizer que vivem em um conto de fadas. Esta expressão tem uma conotação negativa, pois através dela se dá a entender que as fantasias não são aconselhadas como motor da existência humana.

Imagem: Fotolia. karelnoppe

Relacionados:

  1. Conto Fantástico
  2. Conto de Terror
  3. Elfos
  4. Realismo Mágico
  5. Cronópio
  6. Gibi
  7. Fanfic
  8. Épico
  9. Storytelling
  10. Ninfas