Conceito » Aprender » Conto de Terror

Conto de Terror - Conceito, o que é, Significado

Uma experiência de terror real é algo indesejável para qualquer ser humano. No entanto, a leitura de um conto de terror pode ser estimulante.

Ingredientes de um conto de terror

O primeiro elemento é evidentemente provocar uma sensação de medo ao leitor. Para isso, o escritor deve criar uma atmosfera única, por exemplo, descrevendo um lugar sinistro. Os personagens são geralmente perturbadores e rodeados de mistério. Em algumas histórias aparecem seres com uma dimensão sobrenatural, como vampiros, fantasmas ou seres de outro mundo. Obviamente, o suspense, a tensão e a verossimilhança da trama são ingredientes igualmente essenciais.

Por que são atrativos os contos de terror?

Se o medo é uma experiência que ninguém deseja, podemos perguntar por que esses contos são interessantes. Não há uma resposta única, mas é provável que seja porque todos nós precisamos enfrentar nossos próprios medos e a literatura de terror serve como um método terapêutico. De acordo com outras interpretações, estes contos são estimulantes porque nos permite afastar da vida monótona.

Para experimentar o medo lendo no sofá escapamos de uma realidade pouco excitante. Alguns argumentam que o terror na ficção não é real, mas a experiência do leitor é simplesmente uma maneira de excitação.

Por último, alguns psicólogos e psicanalistas afirmam que precisamos nos aproximar do medo, pois todos nós temos uma obscuridade e os contos de terror nos acercam desse mundo interior que está escondido no inconsciente da mente humana.

Os contos de terror para crianças

De cara parece contraditório que uma criança tenha interesse por contos de terror. No entanto, é muito comum que os pequenos sentiam fascinação pelas histórias de monstros, ogros e indivíduos perversos. Neste sentido, os professores e educadores recomendam a leitura dessas histórias, pois assim as crianças aprendem a distinguir o bem do mal. Para eles, o herói é o bom e a bruxa ou fantasma é a representação do mal.

Por outro lado, contar um conto de terror a uma criança pode ser uma experiência que faz com que ela supere seus próprios medos e apreensões.

O gênero do conto de terror tem também um ingrediente formativo, pois é uma maneira de descobrir mundos incomuns e despertar a curiosidade natural das crianças.

Apesar das vantagens deste gênero literário para crianças, é desejável que a leitura seja supervisionada por um adulto.

Imagem: Fotolia. Michele Paccione

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: