Conceito » Cultura » Aptidão

Aptidão - Conceito, o que é, Significado

Aptidão significa a capacidade de realizar um determinado trabalho, tarefa ou atividade com um bom nível de idoneidade. Neste sentido, é necessário destacar que a aptidão significa que uma tarefa a ser executada agregue valor a quem irá executá-la ou a um terceiro, isto é, que seja capaz de ganhar benefício. É por isso que geralmente quando se fala de aptidões em alguém, costuma-se vincular ao impacto social ou econômico que as atividades realizadas apresentam. De fato, sendo o homem um ser social, é impossível demarcar um “dom” desta esfera, tentar tratar uma determinada aptidão como algo alheio à existência dos congêneres.

No entanto, vale perguntar se a aptidão em uma atividade ou conjunto de atividades é algo inato ou uma inclinação capaz de ser desenvolvida. A resposta parece estar direcionada a considerar duas possibilidades: se há predisposição em executar algumas tarefas com benevolência e se tanto o trabalho como o estudo consciencioso aperfeiçoam esta predisposição natural. É famosa a parábola bíblica em que um indivíduo escondeu seu talento e por isso foi incapaz de render em seu trabalho.

Dadas as declarações anteriores, segue a importância que uma correta educação tem sobre as crianças e adolescentes, à medida que permite um maior ou menor desenvolvimento de habilidades. Neste sentido, vale destacar que os talentos de uma pessoa não são algo externo ou superficial, mas algo constitutivo de sua identidade; qualquer esforço carrega sua ponderação como pessoa. É por isso que o incentivo é fundamental para empreender qualquer negócio neste sentido.

É também conveniente notar que o desenvolvimento de uma aptidão não pode estar simplesmente ligado a uma área do conhecimento humano, como tem sido demonstrado que o cérebro não funciona de modo vedado: a área lógica está relacionada com a área criativa de modo natural. Assim, é necessário ter sempre estímulos variados e buscar a interrelação de competências em aparências distantes para melhorar em uma área específica.

Por estas razões, é de vital importância fazer esforços no desenvolvimento pessoal para que a aptidão em qualquer área se aperfeiçoe e por sua vez sirva para encontrar novas condições destacáveis que sirvam para o beneficio próprio e alheio, bem como a busca dos corretos para facilitar sua tarefa. É talvez uma das tarefas mais gratificantes que podem e devem ser desenvolvidas.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: