A aptidão é conhecida como a capacidade e boa disposição que uma pessoa apresenta para desempenhar ou exercer determinada área, emprego ou função, embora não só possamos reduzir a uma atividade trabalhista, mas também a realização e prática de alguma atividade esportiva como o futebol, o tênis, vôlei, entre outros, na maioria das vezes, exigem ou necessitam, além da vontade e da boa pré-disposição, a capacidade para chegar a um bom desempenho e se a mesma é realizada a nível profissional com exigida competência se obtém uma retribuição que é a principal fonte de renda.
No entanto, em termos psicológicos, a aptidão é também uma característica através do qual os profissionais podem prever diferenças interindividuais entre diversas pessoas em uma situação de aprendizagem futura, ou seja, para a psicologia, a aptidão não envolve apenas a capacidade de uma pessoa em realizar corretamente uma tarefa, mas também se refere às capacidades cognitivas, características emocionais e de personalidade que todos os seres humanos reúnem.
Conforme os diversos estudos que a matéria realizou sobre a psicologia, as aptidões estão estreitamente vinculadas ao nível de inteligência que tem uma pessoa e as habilidades tanto inatas como adquiridas no processo de socialização.
Entre as aptidões descritas e observadas pela psicologia graças a sua investigação e estudo, encontramos as seguintes: concentração mental, habilidade musical, habilidade corporal, memória, destreza manual, coordenação, capacidade de invenção, análise, atenção, inferência, raciocínio indutivo e dedutivo, compreensão verbal, expressão escrita, pensamento lógico e abstrato, entre outros.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (abr., 2014). Conceito de Aptidão. Em https://conceitos.com/aptidao/. São Paulo, Brasil.