O café é uma bebida com uma dimensão global. Sua origem se situa na atual Etiópia, já os árabes foram os primeiros a cultivá-lo. Os holandeses se dedicaram a sua exportação na época das colônias. Nas terras altas e úmidas da América Latina estão as plantações mais conhecidas. Entretanto, se falarmos sobre o café expresso e o capuchino, sua origem se encontra na Itália.
Apresenta uma aparência característica, mas particularmente da cor ocre e com tons dourados na parte superior, um aspecto cremosa e um sabor forte. Em relação à sua medida, os especialistas acreditam que deve ser de uma porção. Para atingir seu sabor único é importante seguir uma série de procedimentos em sua elaboração:
1) conservar o café em grão recém tostado;
2) colocar o café já moído em um porta-filtro totalmente limpo e prensá-lo adequadamente com uma tampa;
3) introduzir o porta-filtro carregado de café à máquina de expresso e esperar alguns segundos para que o líquido encha a xícara.
Existem vários tipos de expresso dependendo do tempo de elaboração: o curto ou “ristretto”, ou então o largo ou “lungo”.
Para que o leite traga mais qualidade ao expresso deve estar submetido a uma temperatura que lhe proporcione sua doçura característica (a temperatura final não deve ser superior aos 65 graus).
A Itália é a pátria originária de ambas as modalidades de café. Em sua maioria, os homens preferem o expresso e as mulheres o capuchino. Esta distinção possui uma origem histórica bem precisa, uma vez que antigamente o aroma do expresso era considerado pecaminoso às mulheres e por isso não podiam tomar. Desta maneira, os monges capuchinos inventaram o capuchino pensando no público feminino. Neste sentido, os italianos dizem que o capuchino simboliza a ideia de um casamento ideal, já que o café expresso simboliza o lado masculino por seu caráter forte e o leite representa a doçura da dimensão feminina.
O barista é um especialista conhecedor no mundo do café. Um bom barista é aquele que sabe sua história, seu cultivo, sua técnica e todos os segredos para que seus clientes desfrutem do aroma particular desta bebida. Por outro lado, o barista sabe combinar as mais variadas modalidades de café com outros ingredientes (licores, frutas, chocolates, essências) e encontrar as misturas perfeitas entre os vários tipos de café. No barismo as misturas de café de qualidade são conhecidas com o termo blend.
Imagem: Fotolia. grey_ant
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2017). Conceito de Café Expresso – Capuchino. Em https://conceitos.com/cafe-expresso-capuchino/. São Paulo, Brasil.