Buffet - Conceito, o que é, Significado

Quando vamos a um restaurante, avaliamos uma série de aspectos: o tipo de comida que nossa preferência, o preço que podemos pagar e a modalidade do serviço. Em relação a estas modalidades, os restaurantes apresentam várias versões e uma delas é o buffet. Consiste na distribuição de alimentos frios e quentes para que o próprio cliente decida o que quer comer, em qual quantidade e a um preço previamente estabelecido. Desta maneira, o cliente pode comer o que quer sem nenhum limite e pagando por um preço fixo. Como regra geral, os restaurantes tipo buffet incluem a comida, mas não a bebida.

Além da variedade de pratos a escolher e o preço fechado de forma antecipada, o buffet se caracteriza pelo autosserviço, pois o próprio cliente é o encarregado de servir-se dos alimentos e de pegar os pratos e talheres que irá utilizar. Para que este modelo funcione comodamente, a comida fica distribuída em setores: os pratos quentes, as saladas, as sobremesas.

Este tipo de serviço pode ser apresentado de várias maneiras:

- Na maioria dos hotéis durante o café da manhã;

- Certos estabelecimentos combinam o café da manhã e o almoço, ou seja, um brunch;

- Há buffet à tarde, de gala e à noite;

- Com uma comida especializada (há buffets de qualquer gastronomia) ou com uma cozinha internacional.

Do ponto de vista da organização do estabelecimento, há duas possibilidades para distribuir os alimentos: mesas encostadas na parede ou uma mesa em forma de ilha (também conhecida como mesa livre). Estas opções têm uma finalidade: a locomoção do cliente em determinada direção e não de maneira desorganizada.

O tipo de cliente adequado

Os restaurantes de luxo e os fast food estão pensados para um perfil de cliente. O mesmo acontece com um buffet. Esta opção é válida para as pessoas que desejam comer bastante e para aquelas que não querem surpresa na hora de pagar a conta. Os buffets não são adequados para pessoas que preferem ser servidas comodamente em suas mesas ou para aquelas que comem pouco.

O termo buffet é um exemplo da importância da gastronomia francesa

A palavra buffet provém do francês e originariamente se refere a um tipo de mesa. Com o tempo este termo foi empregado para referir a este de restaurante.

De qualquer forma, o termo buffet nos faz lembrar que a terminologia da gastronomia francesa está presente no mundo da cozinha e dos restaurantes. Não podemos esquecer alguns termos como gourmet, mise en place, maitre, mousse, croissant, bistrô ou barbecue; todos eles franceses, mas reconhecidos internacionalmente.

Imagem: Fotolia. Marija Piliponyte

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: