Conceito de Filtração

FiltracaoEntende-se por filtração ou filtragem o processo que separa o sólido do líquido através de um filtro ou peneira que retém as partículas sólidas. O termo filtração também pode ser utilizado de forma simbólica ou metafórica para designar os fenômenos que passam dados ou informações de um espaço para o outro.

Podemos descrever a filtração como um processo físico que faz com que um elemento se divida em partes de acordo com sua espessura ou tamanho. Este processo é físico porque é um processo que tem a ver com o modo em que as partículas interagem no ambiente, no espaço e não com fórmulas ou elementos químicos. De fato, a filtração também pode ser entendida como um processo mecânico que não necessita ser estimulado artificialmente através do uso de químicas ou por qualquer tipo de produto.

A filtração acontece também devido a muitas ações e situações comuns do dia a dia, por exemplo, quando de filtra um café. Para fazê-lo é necessário usar um filtro delicado com poros pequenos que permitem a passagem de água e a retenção dos grãos ou do pó do café, fazendo que a água quente filtrada seja transformada na bebida conhecida como café.

Como mencionado anteriormente, a filtração também pode ser algo não concreto, porém simbólico. Por exemplo, quando se filtra informação secreta sobre algo ou alguém e esta informação é conhecida por muitas pessoas ou pelo menos por mais pessoas que antes. Este tipo de filtração pode ser bem polêmico, pois por alguma razão em particular é mantido em segredo.

Referencia autoral

Publicado em jul., 2014. Pela equipe Editorial de Conceitos. Disponível em https://conceitos.com/filtracao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Conceitos - Informação de Privacidade - Sobre - Contato