Conceito » Aprender » Bebida Energética

Bebida Energética - Conceito, o que é, Significado

Como seu próprio nome indica, a bebida energética é aquela que tem a finalidade de proporcionar uma sensação de maior vitalidade e energia. Normalmente, estas bebidas são consumidas pela população mais jovem com o propósito de sentir-se melhor ou mais esperto durante as festas à noite. Algumas pessoas também tomam para evitar o sono ou como complemento à atividade esportiva.

Uma bebida sobsuspeita

Elas contêm um alto teor de açúcar e cafeína, assim como taurina e L-carnitina. Todos estes ingredientes misturados têm o objetivo de aumentar os níveis de alerta no sistema nervoso. Apesar disso, a combinação destes ingredientes sobre o organismo não traz um efeito maior do que uma simples xícara de café.

Quando consumida em grandes quantidades estas bebidas podem produzir problemas cognitivos em longo prazo, assim como problemas cardíacos, alterações hepáticas ou convulsões. Devido a isso, em alguns países as bebidas enérgicas são proibidas.

Alguns estudantes e pessoas que trabalham longas jornadas consumem estas bebidas para sentir-se melhor, mas de acordo com alguns estudos científicos os riscos para a saúde são óbvios. A principal razão do seu potencial efeito nocivo reside nas altas quantidades de cafeína, que são três vezes maiores do que em outras bebidas com cafeína ou o próprio café.

Estas bebidas produzem um aumento da energia corporal, mas se tratam de uma falsa energia. Neste sentido, a taurina que contém estimulante e por si só não é prejudicial para a saúde, mas combinada com cafeína é nociva para o organismo.

Bebidas energéticas naturais

Certas bebidas completamente naturais produzem uma reativação do organismo e não apresentam nenhum efeito colateral. Assim, a vitamina de manga com banana é um combinado que contém muita fibra e vitamina, isso favorece a recuperação muscular e ajudar no estado de ânimo. A mistura de vegetais com folhas verdes é uma bebida com antioxidantes, das quais ajudam a combater o estresse, o cansaço mental e o esgotamento físico.

A vitamina cenoura como laranja é ideal para começar o dia com energia. Por outro lado, algumas misturas de proteínas combinadas com frutas também aumentam a vitalidade física e mental. Neste sentido, as alternativas naturais têm menos carboidratos e um índice glicêmico menor que as bebidas energéticas.

Imagem: Fotolia. Tijana

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: