Conceito » Cultura » Bistrô

Bistrô - Conceito, o que é, Significado

Na França existe uma modalidade de restaurante popular, o bistrô. Trata-se de um lugar pequeno onde são servidos produtos da gastronomia francesa, bebidas e café. Em suas origens, estes estabelecimentos não gozavam de prestígio social, uma vez que os clientes provinham de classes mais humildes. No entanto, no século XX, os turistas começaram a frequentá-los e com o tempo se tornaram lugares de moda. Na França, a expressão "le bistrot du coin" equivale ao bar do povo ou café local.

A origem da palavra

Alguns termos são acompanhados de certa polêmica em relação à sua origem etimológica. Isso é o que acontece com a palavra bistrô, sobre a qual há duas versões diferentes. Por um lado, afirma-se que durante a invasão russa no território francês, em 1815, os soldados russos chegaram aos restaurantes com muita pressa e para serem atendidos diziam bistrô, que em russo significa rápido. Esta versão não convence a todos os franceses, pois dizem que na realidade esta palavra é um termo coloquial da linguagem culinária dos parisienses.

Bistrô e Brasserie são sinônimos usados de maneira incorreta

Nos Estados Unidos e na Europa estes termos são usados como sinônimos. No entanto, na França tem um significado muito diferente. Em um bistrô, pode-se desfrutar da gastronomia francesa, especialmente dos vinhos e queijos.

Em compensação, brasserie é uma cervejaria, na qual também serve outras bebidas alcoólicas. Em sua origem, estes estabelecimentos eram localizados próximos às fábricas de cervejarias e na atualidade são grandes locais com uma ampla gama de produtos.

Provavelmente estes estabelecimentos geram certa confusão fora da França, pois algumas brasseries também servem comidas tradicionais. O bistrô se parece mais com a típica trattoria italiana.

Outro local tipicamente francês é o bar-tabac (são pequenos estabelecimentos onde há um balcão que vende tabaco e ao mesmo tempo se toma café).

Outros termos franceses na gastronomia internacional

O país gaulês é o berço da gastronomia. Neste sentido, o vocabulário culinário internacional incorpora muitos termos de origem francesa.

- Em alguns restaurantes de luxo a carne ao ponto é denominada "a point".

- O queijo maturado completamente é conhecido como "affiné".

- As classificações de qualidade nos alimentos têm como origem uma denominação, "appellation d'origine controlee".

- O método popular de cozinhar conhecido como banho-maria provém de "bain-marie".

Por último, observa-se que os crepes, o fondue e os aperitivos (apéritif) são também de origem gaulesa. Em português usamos a expressão “bom apetite”, que em sua origem é francesa (bom appétit).

Imagem: Fotolia. olly

Relacionados:

  1. Buffet
  2. Café da manhã Americano e Continental
  3. Matriosca
  4. Hotel Boutique
  5. Café Expresso – Capuchino
  6. Descafeinação
  7. Turismo Gastronômico
  8. Gourmet
  9. Mise en place
  10. Gringo