Conceito » Economia » Subproduto

Subproduto - Conceito, o que é, Significado

Produto é tudo aquilo que se elabora através de um processo de transformação. O resultado final se converte em algo que está dirigido a alguma forma de consumo.

Se incorporarmos o prefixo sub, uma nova palavra se forma com o seguinte significado: algo de pouca qualidade por algum motivo, ou então, algo que se obtém através de um produto original.

Desta maneira, uma bolsa de imitação seria um subproduto em relação a uma bolsa original e de primeira qualidade, por outro lado, as aparas obtidas na maneira são também consideradas um subproduto dentro do setor de móveis.

Subprodutos derivados do petróleo

O petróleo é basicamente um composto orgânico constituído por carbono e hidrogênio, daí vem seu nome: hidrocarboneto. Este produto pode ser obtido das grandes profundidades da Terra, principalmente das bacias sedimentares. Esta substância viscosa de cor preta e âmbar se formou há milhares de anos através de restos vegetais e animais que foram enterrados sobsedimentos. Uma vez obtido por um mecanismo de bombeamento, o petróleo é transportado por meio de oleoduto às refinarias a fim de obter combustíveis e lubrificantes.

No entanto, além dos combustíveis e lubrificantes, há uma vasta gama de subprodutos que provém do petróleo, como plásticos para embalagens, objetos feitos de acrílico ou polímeros, pigmentos para tintas, detergentes, alguns fertilizantes, loção após barba, alguns cremes hidratantes, etc. Segundo algumas estimativas, 90% dos utensílios que manipulamos são fabricados por algum subproduto do petróleo.

Observando subprodutos do café

O café tem vários subprodutos:

1) o polpa do café é utilizado como fertilizante;

2) a mucilagem é empregada na indústria farmacêutica e no setor alimentício;

3) a água empregada para despolpar o café se torna um líquido chamado “água mel” que se utiliza no tratamento de águas residuais.

Não é o mesmo um resíduo que um subproduto

Embora ambos os termos pareçam sinônimos, na realidade, são diferentes. Entende-se por resíduo aquilo que procede de um produto original, mas que não é de utilidade. Em compensação, um subproduto é tudo aquilo que tem uma utilidade particular.

Para que algo seja considerado um subproduto, devem-se cumprir duas condições gerais:

1) que o objeto obtido possa ser utilizado em um processo de produção;

2) que seu uso cumpra todas as exigências legais que protejam a saúde dos consumidores.

Quando não são cumpridos ambos os requisitos, estamos diante de um resíduo.

Imagem: Fotolia. danmir12

Relacionados:

  1. Sacarina
  2. Matéria-Prima
  3. Matéria Orgânica
  4. Qualidade
  5. Couro Ecológico
  6. MDF
  7. Formaldeído
  8. Energia
  9. Packaging
  10. Economia Circular