Conceito » Comunicação » Bandeiras na Praia

Bandeiras na Praia - Conceito, o que é, Significado

Desde a década de 1960 as praias da Europa e da América passaram a ser atração turística por excelência. Milhares de turistas se mobilizam até as praias em busca de sol, areia e mar.

Apesar do inegável atrativo da praia em si, é um lugar com certos riscos para os banhistas: o fluxo das ondas, tempestades elétricas e águas-vivas. Desta maneira, com o propósito de oferecer um local mais seguro e atrativo, os estados e municípios de praticamente todo mundo criaram um código com bandeiras para informar o estado do mar.

Como regra geral, os responsáveis por colocar estas bandeiras são os salva-vidas da praia, aqueles que são informados sobre as condições meteorológicas.

Existem dois sistemas de codificação em relação à praia e ao mar: o latino-americano e europeu. Ambos são distinguidos pelas cores e pelo significado das bandeiras utilizadas.

As bandeiras da América Latina

A bandeira amarela e preta representa o mar duvidoso, aquele que é possível banhar-se, mas que não é recomendável quando se trata de um banhista pouco experiente.

A bandeira azul-celeste é utilizada quando o mar está completamente calmo e não representa qualquer perigo para os banhistas.

A bandeira vermelha indica a proibição de tomar banho. No entanto, esta proibição é relativa, pois depende da escolha pessoal de cada indivíduo. Deve-se destacar que o salva-vidas não tem permissão para proibir, mas sim de alertar e informar.

A bandeira preta com um raio cruzado representa uma situação de perigo pelo impacto do raio e se recomenda a evacuação imediata do mar e da praia.

As bandeiras na Europa

A bandeira verde é utilizada quando o mar está completamente calmo e as condições de banho são ideais.

A bandeira amarela indica que o mar pode causar alguns problemas, como ondas grandes, correntes perigosas ou fortes rajadas de vento. Por este motivo, esta indicação comunica que é preferível não tomar banho.

A bandeira vermelha indica a proibição do banho por algum motivo: condições meteorológicas, contaminação da água, presença de animais perigosos, etc.

Em algumas áreas propensas à presença de água-viva, em certas ocasiões, utiliza-se uma bandeira com a figura de uma água-viva que serve como aviso diante da presença destes animais.

Por último, a bandeira azul é um distintivo de qualidade que informa as melhores condições para ir à praia, para saber o estado da água, os serviços para pessoas com deficiência, os serviços públicos, etc.

Imagem: Fotolia. lunamarina

Relacionados:

  1. Povos Mágicos
  2. Turismo de Aventura
  3. Orações Subordinadas
  4. Brasil
  5. Codificação
  6. Contracultura
  7. Desenvolvimento Sustentável
  8. Férias
  9. Funções Sintáticas
  10. Trópico de Câncer