Conceito » Aprender » Trópico de Câncer

Trópico de Câncer - Conceito, o que é, Significado

Para facilitar a localização do espaço geográfico, a superfície da Terra se divide em linhas imaginárias que formam uma espécie de malha esférica. Esta malha está formada por paralelos (linhas horizontais) e meridianos (linhas verticais).

Os paralelos são círculos imaginários que podem ser traçados por qualquer lugar da superfície da Terra. O equador é o paralelo 0 e permite dividir a Terra no hemisfério norte e no hemisfério sul.

Em cada um deles há dois paralelos importantes: o Trópico de Câncer no norte e o Trópico de Capricórnio no sul.

A faixa localizada entre os dois trópicos é a zona intertropical e sua situação é determinada por dois fenômenos: a inclinação do eixo terrestre e a translação da Terra.

Dados de interesse e curiosidades

Quanto à sua localização exata, este paralelo se encontra nas seguintes coordenadas geográficas: 23 graus e 27 minutos.

Esta linha de latitude horizontal atravessa vários territórios: o centro do México, Bahamas, o norte da África, a península Arábica, o norte da Índia, China e Taiwan.

No município mexicano de Matehuala, pertencente ao Estado de San Luis Potosí, há uma pequena cidade chamada de Trópico de Câncer. Na estrada que a cruza há um monumento comemorativo que se refere à presença desta linha imaginária sobre este lugar.

Nas Bahamas existem mais de 350 ilhas, sendo Gran Exuma a maior de todas. Está localizada no distrito de George Town, onde há um lugar paradisíaco: a praia do Trópico de Câncer.

A denominação Trópico de Câncer é, além de um paralelo imaginário, o nome de uma localidade mexicana e de uma praia das Bahamas, o título de uma novela famosa de Henry Miller publicada em 1934 (esta novela esteve acompanhada de uma sequela publicada em 1938, o Trópico de Capricórnio).

A origem desta denominação remonta à antiguidade

No hemisfério norte, durante o solstício de verão, os raios solares se projetam verticalmente sobre o trópico. Quando isso acontece o sol entra na constelação zodiacal de Câncer. O descobrimento destes movimentos passou a ser conhecido através dos astrônomos da Babilônia.

Posteriormente, no século II a. C, o grego Hiparco de Niceas avançou na precessão dos equinócios. Neste quadro, Hiparco de Niceas foi quem dividiu a Terra em paralelos e meridianos usando os conceitos de latitude e longitude.

Imagem: Fotolia. Zolta

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: