Brasil - Conceito, o que é, Significado

A República Federativa do Brasil é o quinto país de maior extensão no mundo (sua área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados é equivalente a dezessete vezes o tamanho da Espanha). Apenas duas nações da América do Sul, Chile e Equador, não fazem fronteira com o Brasil.

Sua história como nação começou a milhares de quilômetros na cidade espanhola de Tordesilhas

Este imenso território foi descoberto em 1500 por navegadores portugueses, sendo inicialmente conhecido como "Terra de Santa Cruz". Seis anos antes, os representantes dos reis católicos e de João II de Portugal se reuniram no município de Tordesilhas, na província de Valladolid, para fazer a divisão do Novo Mundo: com uma linha de demarcação de polo a polo do hemisfério terrestre, o extremo leste da América do Sul seria território colonial de Portugal e o restante do continente seria parte da monarquia hispânica.

Um país de recordes

A seleção de futebol venceu o campeonato mundial em cinco ocasiões (Alemanha e Itália se encontram em segundo lugar com quatro campeonatos). O estádio do Maracanã foi o maior do mundo até 1989 (o primeiro se encontra na cidade de Pionyang, capital da Coreia do Norte). Pelé foi o único jogador da história que ganhou a Copa do Mundo por três vezes.

O rio Amazonas é o mais extenso do mundo (6800 km, comparado aos 6650 km do rio Nilo), sendo de longe o rio com maior fluxo de água por vazão. Por outro lado, o Brasil é o país com mais reservas de água do planeta e com a maior praia do mundo (a Praia do Cassino que compreende 7500 quilômetros).

Na América Latina, a nação tupiniquim tem a maior diversidade de povos indígenas (a Colômbia conta com 83 povos nativos, o México com 67 e o Brasil com 241).

Calcula-se que na selva amazônica existem aproximadamente 15 tribos que nunca tiveram contato com outros humanos.

O carnaval do Rio de Janeiro é o mais famoso do planeta (na edição de 2018 participaram seis milhões de pessoas, 13 escolas de sambas integradas por cerca de três mil pessoas e o afluxo de turistas gerou uma renda de mais de um bilhão de dólares).

Os números relativos à violência também chamam a atenção (em 2017 houve uma média de 175 homicídios por dia). Neste sentido, trata-se de uma das dez nações com maior taxa de criminalidade do mundo.

As maiores favelas são a Rocinha e a Fazenda Coqueiro e se encontram na cidade do Rio de Janeiro (no Rio existem mais de 700 assentamentos urbanos irregulares).

É o país com a maior biodiversidade do planeta (na lista dos países megadiversos se encontra também na primeira posição).

Imagens Fotolia. Kanate, Dabldy, Robert Herhold

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: