Conceito » Direito » Férias

Férias - Conceito, o que é, Significado

A palavra férias é normalmente utilizada para designar o período de tempo em que uma pessoa ou grupo de pessoas não realiza qualquer tipo de atividade que tem a ver com questões de trabalho. É um direito de cada pessoa, sendo um período na qual todas as atividades ou tarefas que realizamos diariamente são interrompidas, sejam as relacionadas com o local de trabalho, como também em matéria de estudos como a escola ou universidade.

Embora haja pessoas que não vão para nenhum lugar e preferem ficar em casa curtindo as férias, com o argumento de "não fazer nada", não ter horários e não precisar realizar certas obrigações cotidianas, é preciso ressaltar que as férias são caracterizadas por uma viagem a algum lugar. Neste sentido, existem vários destinos para relaxar como é o caso do campo e da praia, embora seja frequente também aproveitar as férias para conhecer algum lugar desconhecido de nosso planeta.

A praia, o destino mais escolhido para passar as férias

A maioria das pessoas escolhe a praia para passar as férias. É por isso que estes lugares estão sempre cheios de turistas com a chegada da temporada de férias. No hemisfério sul as férias coincidem com o calor e o mesmo acontece no hemisfério Norte, de janeiro a março e julho a setembro, respectivamente. Assim, desta maneira, quando a maioria escolhe a praia como destino de férias pode desfrutar de sua bela paisagem e do que ela tem de melhor.

Tchau ao estresse, bem-vindo a relaxar

As férias são entendidas e tomadas como o momento do ano em que a pessoa pode relaxar e desestressar para começar mais um ano de trabalho com energias renovadas.

Não é uma frase feita que as férias renovem as pessoas, mas permitem poder descansar e consequentemente renovar os ânimos. A rotina é certamente incômoda, ainda mais quando se acumula um ano inteiro de obrigações com trabalhos, estudos, entre outros.

Assim como é necessário o lazer em algum momento da semana, as férias são muito importantes no sentido de permitir que a pessoa se desconecte da sua vida cotidiana para poder descansar e fazer aquilo que não é possível durante o ano.

Normalmente, os períodos de férias ocorrem uma vez ou duas vezes por ano no final ou próximo das festividades de fim de ano como Natal e Ano Novo, assim como ocorre na metade do ano e aproveitando o recesso escolar, conforme o caso.

Um direito adquirido

A noção de férias é típica das sociedades modernas na qual o trabalho industrializado, planejado e regido por calendários bastante rígidos é uma das principais características. Historicamente, as diversas tarefas de trabalho exercidas pelo ser humano não mudaram em relação ao tempo de trabalho e ao tempo de descanso (além de alguns momentos que tem a ver principalmente com celebrações religiosas). O homem trabalhava durante todo o ano, mas não fazia de forma tão intensiva como seria um humano industrializado. O desfrutar do descanso e do relaxamento eram privilégios exclusivos das classes superiores.

Foi no final do século XIX e início do século XX que começaram a falar das férias como um dos direitos mais importantes para qualquer pessoa, independentemente da sua condição social ou cargo profissional.

Neste sentido, lentamente começou a ser reconhecido que junto com os abonos familiares e a aposentadoria, as férias são essenciais para que os trabalhadores descansem o corpo e a mente e possam desfrutar do esforço de um ano inteiro. Por isso foi adquirido esse direito contemplado pela legislação.

Sem dúvida, devemos colocar as férias como uma das mais importantes conquistas sociais do século passado

As férias geralmente compreendem períodos de dez ou quinze dias, em alguns casos até um mês, dependendo do tipo de trabalho. Cada um destes períodos é pago, o que significa que a pessoa continua recebendo seu salário, apesar de não comparecer ao trabalho.

Neste sentido, o turismo tem crescido de modo que hoje em dia é normal que, em certas épocas do ano, grande parte da população viaje para destinos turísticos para poder desfrutar de suas férias com os amigos, com a família e até mesmo sozinhas.

Imagem: Fotolia. GTeam

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: