É uma ação que resulta do arco reflexo e consiste em uma resposta a um estímulo que se caracteriza por sua involuntariedade, ou seja, não se encontram motivados pela vontade de quem os emite. Sempre que um receptor sensorial é estimulado por algo ocorre o chamado ato reflexo. Quando colocamos a mão sobre um objeto que está muito quente sem perceber, a resposta do corpo é imediatamente retira-lá do mesmo assim que sentir a intensidade do calor.
A questão funciona assim: o neurônio sensorial é aquele que recebe o estímulo em questão e envia tal informação a um centro reflexo que se encontra disposto em nossa medula espinhal. Uma vez ali, esta última irá retransmiti-lo para um neurônio motor que tem a responsabilidade de responder ao estímulo, produzindo o movimento muscular correspondente.
Normalmente, são estímulos como golpes ou dor que desencadeiam o ato reflexo, o neurônio sensitivo recebe o estímulo e a partir daí resulta uma resposta involuntária. Deve-se destacar que é automático, não há intervenção da consciência neste caso.
Também é importante mencionar que nem todos os indivíduos respondem aos estímulos com os quais alguns podem responder mais rapidamente a um estímulo, enquanto que outros levam mais tempo para dar uma resposta. Muitas vezes, a força do golpe recebido é decisiva para a resposta dada, caso seja apenas um golpe que ocasione o ato reflexo.
Imagem Fotolia: Normaals
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2018). Conceito de Ato Reflexo. Em https://conceitos.com/ato-reflexo/. São Paulo, Brasil.